O Que É Vegetarianismo? Veja Aqui Como Funciona Este Estilo de Vida

0
832

Last Updated on

O vegetarianismo é um estilo de vida que tem aparecido com mais força nos últimos tempos porque está atrelado intimamente com uma maneira de perde peso, afinal de contas, o vegetariano se alimenta basicamente de legumes, vegetais, frutas e cereais, o que por si só já é uma das formas mais eficientes de enxugar as medidas do corpo.

No entanto, o vegetarianismo é muito mais do que uma dieta de perda de peso porque está relacionado com estilo de vida de uma pessoa, pois o vegetariano não ingere nenhum tipo de carne: peixe, frango, carne de boi ou outro tipo de animal. Veja se mastigar os alimentos ajuda a perder peso? Como isso funciona.

Muito embora existam grupos de vegetarianos, e você vai conhecer todos aqui neste artigo esclarecedor, na grande maioria das vezes o vegetariano está liberado para comer ovos ou derivados do leite. A contrário do vegano que não ingere laticínios e nenhum tipo de alimento de origem animal, além de dar importância a outras questões que envolvem produtos que realizam testes em animais, entre outros que você pode analisar em outro artigo aqui no Ponto Diário.

Quais são os tipos de vegetarianos – Nomenclaturas:

Lactovegetarianismo esta é a principal dieta dos indianos porque é uma dieta que é rica em vegetais, leites e todos os seus derivados. Os indianos são vegetarianos e tem como a vaca um animal sagrado, de acordo com a sua religião. O lactovegetarianismo não ingere ovos também.

Ovovegetarianismo  dentro desta dieta, o vegeratariano come ovos e tem este alimento com uma das principais proteínas para se alimentar. Além, é claro, dos alimentos de origem vegetal e frutas.

Ovolactovegetarianismo como o nome já sugere, aqui é liberado comer ovos, leites (todos os seus derivados, tais como requeijões, queijos, iogurtes, entre outros). E obviamente a carne também não é liberada. Nenhum tipo de vegetarianismo é liberado a ingestão de carnes.

Vegetarianismo semiestrito este tipo de vegetarianismo é restrito o uso de qualquer tipo de carne e seus derivados, entretanto, o mel (que é um produto de origem animal) é liberado para adoçar as receitas. Eles acreditam que o ingerir o mel não causa sofrimento às abelhas e por isso não são contra para usar. Eles adotam a batata doce como também emagrecedor em dietas semiestrito.

Vegetarianismo estrito – nada de alimentos de origem animal, nenhum mesmo. Aqui no vegetariano só se alimenta de frutas, vegetais, legumes e cereais. E tiram as proteínas para sua nutrição a partir dos cereais que são ricos desta substância.

O vegetariano se preocupa com causas sociais que defendem os animais? 

Não necessariamente. É claro que pode haver vegetarianos que se preocupem com causas sociais que defendam a não exploração de animais, que não goste de ver nenhum tipo de animal sofrer ou morre para servir de alimento. Vamos supor que o vegetarianismo semiestrito que usa o mel para adoçar suas receitas tenha alguém que participa de ONGs que protejam os animais, etc.

Sementes Para Emagrecer – Confira as 4 Melhores e Mais Potentes

Entretanto, quando uma pessoa tem toda esta preocupação e ainda por cima boicota qualquer tipo de situação que compreenda este tipo de uso indevido da vida dos animais e, além de não ingerir carnes e seus derivados, também não usam roupas e produtos de higiene em que testes com animais são realizados. Também não vão aos zoológicos (porque os animais estão presos e fora de seus habitats naturais).

O vegetariano sempre vai compor a sua alimentação de acordo com estes ingredientes:

  • Leites vegetais como amêndoas, amendoim, nozes, castanhas, etc.
  • Queijos feitos a partir dos leites vegetais, por exemplo.
  • Cereais, grãos e sementes.
  • Frutas, legumes e vegetais.
  • Todas as receitas que estes ingredientes são capazes de proporcionar.
  • E dos demais que são liberados de acordo com o seu tipo de vegetarianismo.

Como o vegetariano consegue perder tanto peso? 

Os vegetarianos não são obesos e geralmente não possuem doenças que são causadas por excesso de comida cheia de gorduras ou carboidratos porque costumam ingerir alimentos que possuem baixo teor de calorias e normalmente são pessoas adeptas às práticas de exercícios, dietas e suplementos e gostam de ter uma vida ao ar livre, praticam corridas e estão sempre ligadas a hábitos saudáveis.

Por isso que o vegetariano não costuma ter problemas com peso e – na sua grande maioria – não desenvolvem doenças no coração, não tem diabetes, hipertensão, entre outros.

É fácil fazer receitas saborosas sendo um vegetariano?

Muitas pessoas costumam confundir o vegetarianismo com sinônimo de alimentos ruins, que não tem sabor e em palavras mais populares ‘pessoas que gostam de comer só saladas’ e isso não é verdade. Os vegetarianos têm diversas receitas que são facilmente substituídas de forma aos alimentos de origem animal não fazer falta.

Vamos supor que você é uma pessoa que não vive sem leite e quer ser um vegetariano estrito. Então você tem a opção de fazer dentro da sua própria casa, de uma maneira orgânica, natural, nutritiva e saudável, os leites de origem vegetal, que são aqueles que têm em sua matéria prima as amêndoas, amendoins, nozes ou castanhas e realmente fica uma delícia. Tem receitas que ensinam, inclusive, a fazer queijo a partir da fibra que sobra quando o leite e produzido.

Quando uma pessoa se propõe a mudar totalmente a sua rotina de vida, deixar de comer carne e se torna um vegetariano, automaticamente precisa pesquisar receitas novas para incluir do seu cardápio para que não haja uma subnutrição desnecessária devido à falta de proteína. Por isso que é preciso conhecer os alimentos e saber de onde retirar os nutrimentos necessários para manter a saúde, acima de tudo.

Pessoas que iniciam uma dieta vegetariana só para emagrecer tem sucesso?

Na grande maioria das vezes não porque estas pessoas continuam gostando de comer carne e estão nesta deita somente para perder peso e não começou a fazer por conta de uma mudança interna, de filosofia de vida. Logo, as probabilidades de ela cair em tentação são maiores e inevitavelmente a algum momento a oportunidade de comer carne e seus derivados vai aparecer e ele vai ficar com vontade de comer. Se esta pessoa não estiver certa quando as suas pretensões e objetivos, não vai conseguir manter esta dieta somente para perder peso.

E os perigos são ainda piores porque quando alguém cai em tentação assim, costuma comer mais do que o normal e as chances de engordar ainda ficam mais pontuais. Por isso que para ser vegetariano, assim como o vegano, a pessoa tem que estar – se não 100% – 99,9% com vontade de realizar esta mudança de vida e não somente seguindo rituais estéticos.

É preciso procurar um nutricionista para se tornar um vegetariano? 

Mais uma vez a resposta é: não necessariamente. Porém é muito importante que você se preocupe com o tipo de mudança que você está realizando na sua vida e se, por ventura, surgir alguma dúvida que você não saiba, então procurar uma pessoa especializada no assunto é a decisão mais acertada.

Logo, o nutricionista é a pessoa certa que vai te dar todas as orientações a respeito do vegetarianismo e vai poder, inclusive, te ajudar a decidir se é isto realmente que você quer para a sua vida. Vamos supor que você quer mudar os seus hábitos alimentares, quer emagrecer, mas não sabe como começar e acha que se tornar vegetariano é a melhor opção.

Talvez com as orientações corretas do nutricionista você vai descobrir que não precisa se privar de ingerir carne, mas precisa de uma reeducação alimentar para atingir seus objetivos. Além disso, você pode até descobrir outras formas de dietas além do vegetarianismo que mais se adequam às suas necessidades e de adaptar melhor a elas.

Por isso que é procurar um nutricionista não é uma regra para se tornar um vegetariano, mas é uma importante medida de segurança com a sua saúde, além de orientação necessária para saber se é realmente isso que você está procurando.

Os vegetarianos conseguem aumentar a sua massa muscular? 

Qualquer pessoa saudável, ou seja, que não possuem doenças crônicas como HIV e anemias, por exemplo, consegue aumentar a sua massa muscular sem suplementos naturais que tem um efeito muito mais rápido. Entretanto, é mais normal ver o vegetariano com o perfil mais magro e sequinho, com baixo índice de gordura corporal.

É normal porque faz parte da sua alimentação.  Entretanto, há vegetarianos que levam a sério a academia e ficam fortes e aumentam exponencialmente a sua massa muscular se adequando a uma dieta rica em proteínas de origem vegetal e, dependendo do seu tipo de vegetarianismo, usando os derivados do leite para abastecer-se de energia necessária para treinar com vontade e explosão.

Vale lembrar que para ter mais massa muscular no corpo você não precisa ingerir suplementos e comer muito carboidrato. É claro que ajuda, mas o que vai realmente determinar se você vai ficar forte ou não é quantidade de vezes que você treina na academia e o estímulo que você tem de combinar os alimentos que estão a sua disposição  e evitar os alimentos proibidos para fazer com que o seu corpo desenvolva massa muscular.

A metade do caminho o vegetariano já tem porque como são pessoas que tem hábitos de vida bastante saudáveis, tem poucas reservas de gordura no seu corpo, logo a definição acontece mais rápido.

Leia também:

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here