O Que a Sustentabilidade Tem a Ver com o Emagrecimento? Descubra Aqui:

0
128

Quantas vezes você já ouviu falar sobre a questão do aquecimento global, o risco da água potável acabar e as secas que comprometem diversos plantios e a produção de alimentos? Muitas vezes, não é mesmo? Exatamente por este motivo que o Blog Ponto Diário achou necessário criar este texto para te ajudar na conscientização sobre a sustentabilidade.

Mas, o que você deve estar se perguntando é o seguinte: o que tem a ver a sustentabilidade e o emagrecimento, já que a sustentabilidade trata sobre assuntos relacionados ao meio ambiente e o emagrecimento é algo que envolver mais a questão da estética e saúde do corpo humano. Sem contar que você pode praticar atividades física ao ar livre.

Porém, se nos atentarmos para ambos os temas e nos aprofundarmos sobre os assuntos, conseguimos entender que sustentabilidade e emagrecimento tem tudo a ver, afinal de contas, uma pessoa que quer perder peso precisa de alimentos saudáveis, tais como frutas, legumes, verduras, leguminosas, proteínas magras, entre outros. Logo, uma vez que o meio ambiente está comprometido, consequentemente estes alimentos também estarão, provocando assim uma reação em cadeia que vai impossibilitar as pessoas de desenvolverem hábitos de alimentação saudável, bem como ter uma reeducação alimentar eficiente.

Sendo assim, todas as vezes que você polui o meio ambiente, a consequência disso vai acabar voltando para você, já que o ser humano depende de recursos para se hidratar, bem como para se alimentar. Dentro deste contexto, emagrecer com saúde seria complicado para não dizer impossível.

A questão dos alimentos orgânicos e o meio ambiente:

Sabemos que os alimentos orgânicos são produzidos de uma maneira a não usar nenhuma gota de química em todo o seu processo, inclusive no momento da fertilização, onde só se pode usar adubo natural, ou seja, 0% de química como todo o alimento orgânico deve ser para ajudar na perda de peso.

Logo, por justamente não existir nenhum tipo de conservante ou agrotóxico que vão proteger este alimento de pestes, muitos dos alimentos orgânicos são acometidos a este mal, no entanto, isso não quer dizer que ele é pior do que os alimentos que são produzidos em larga escala por conta dos pesticidas que são usados. Muito pelo contrário, os alimentos orgânicos fazem muito bem para a saúde e o risco de prevenir doenças como o câncer, por exemplo, são muito maiores, já que não existe química nenhum em seu DNA que pudesse favorecer a este estado.

Então, vamos supor que se os alimentos orgânicos já encontram esta dificuldade para serem produzidos, imagina se a questão da poluição do meio ambiente aumentasse e piorasse? Realmente seria muito complicado manter este tipo de alimento saudável na mesa dos brasileiros, por isso que a sustentabilidade é realmente algo que deve ser levado a sério.

Quando prejudicamos o meio ambiente, estamos criando um processo e uma reação em cadeia que vai voltar para gente de uma forma ou de outra, existem muitas formas de prejudicar o meio ambiente, por isso que nós vamos citar aqui as mais comuns para que você possa ter consciência disso e tentar reparar os danos de alguma forma.

O que você NÃO deve fazer para cuidar do meio ambiente:

  • Diminuir o consumo de bolsas plásticas no mercado.
  • Procurar empresas de coleta seletiva para recolher o seu lixo.
  • Não jogar óleo usado nos ralos e pias.
  • Diminuir o consumo de papéis, valorizando assim o envio de documentos por e-mail.
  • Tente não usar copos de plástico descartável no trabalho, utilize copos de porcelana ou outros que você não precisa jogar fora.
  • Não jogue fora potes de vidros como de milho ou requeijão, podendo ser usado para guardar temperos e outros condimentos.
  • Não jogue lixo na rua e não polua nossas praias e orlas.
  • Evite usar produtos que realizam testes em animais.
  • Separar o lixo orgânicos dos lixos que são recicláveis.

Se você tomar estas atitudes, a vida da sociedade de uma maneira geral vai melhorar de maneira substancial. Sendo assim, as pessoas precisam ter consciência que o trabalho é de cada um e não é só porque um amigo próximo não faz que temos que seguir a decisão dele.

“Depois que eu comecei a fazer doação de óleo usado para uma organização que recolhe para fazer sabonetes de artesanato, eu percebi que estou ajudando o meio ambiente e que estou garantindo vida para meus descendentes. Foi a melhor coisa que eu fiz porque poluição não está com nada e só serve para provocar problemas na sustentabilidade. Hoje em dia o meu bar não joga fora mais nenhuma gota de óleo, tudo é reaproveitado”, conta Maria do Socorro, dona de um bar no centro da cidade do Rio de Janeiro.

Você pode ser o exemplo para outras pessoas. Logo, é muito importante que você dê o primeiro passo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here