Saúde da Mulher – Veja Os Alimentos Que Podem Ajudar A Você Manter A Forma

0
851

Last Updated on

As mulheres são fortemente influenciadas pelos padrões de estética da sociedade. Muito embora existam mulheres independentes, fortes e que saibam decidir por si o que gostam e o que não gostam, ainda sim podem sofrer algum tipo de influencia e isso não significa que é algo ruim.

Na verdade, quando a influência é positiva, é super legal que possamos ter bons exemplos aos quais podemos nos espelhar. Afinal de contas, fazer o que torna a nossa saúde mais forte, que nos deixa mais bonita, que permite que percamos peso de maneira nutritiva e saudável, não pode ter algo contra, não é mesmo? A importância de consultar um nutricionista como mencionado no blog é indispensável.

Mas, você já parou para se perguntar quais tipos de alimentos podemos ingerir para melhorar a nossa saúde de uma maneira geral? O que nós, mulheres, podemos fazer para ter benefícios para a nossa saúde, dentro de um contexto feminino?

Por isso que você não pode deixar de ler este texto, pois aqui você vai encontrar tudo o que precisa para manter a sua qualidade de vida como mulher. Sim, como mulher, porque nós temos características e momentos únicos, aos quais devemos dar mais atenção a partir de agora! Não importa a sua idade, se você tem 15 ou 65 anos, pois para cada idade existe uma maneira e uma alternativa que podemos colocar em prática para nos beneficiar de alguma forma. E todas elas você vai encontrar aqui, neste post especial que o Ponto Diário preparou para você.

O que compreende a saúde da mulher?

Podemos considerar que a saúde da mulher abrange muitos fatores, entre eles:

  • Menstruação e TPM
  • Sintomas da Menopausa
  • Emagrecimento
  • Pele
  • Cabelos
  • Saúde do cérebro

Ou seja, para cada fator deste, descrito acima, tem um alimento ou vários alimentos que podem te ajudar a melhorar a qualidade de vida, bem como a sua saúde. Vamos agora entender mais como podemos melhorar cada um deles a partir de uma alimentação saudável?

Alimentação e saúde das mulheres – Menstruação e TPM

A Tensão Pré Menstrual e a menstruação, em si, são situações que toda mulher vai passar na vida. E todas nós concordamos: é chato passar por isso. Em algumas mulheres os sintomas da TPM e as dores menstruais são menos intensa, para outras são mais intensas. Isso vai depender intimamente do seu organismo e você vai ter que aprender a lidar com isso. Entretanto, existem alguns alimentos que podem te ajudar a passar por isso de uma maneira mais tranquila.

  • Chocolate: qual mulher nunca passou por aquela vontade louca de comer chocolate quando está menstruada que atire a primeira pedra! O chocolate pode ser extremamente benéfico para a saúde e você pode comer sem culpa, desde que você faça isso da maneira correta: Na hora que der aquela vontade de comer uma barra de chocolate, escolha uma com cacau acima de 70% e coma sem culpa porque você não vai engordar (claro, que se você comer em grandes quantidade e todos os dias não vai ser legal). Veja aqui → Benefícios do Chocolate: Conheça Tudo O que Precisa Saber Para Comer Sem Culpa.
  • Banana: não sei se você sabe, mas a banana é ótima para ajudar nas cólicas menstruais por conta do potássio existente em sua fórmula química. Ou seja, o potássico que é rico em ácidos graxos ajudam a combater as inflamações do corpo.

Alimentação e saúde das mulheresSintomas da Menopausa:

A menopausa também é uma situação pela qual todas as mulheres vão passar, em menor ou maior intensidade. Quando você estiver entre os 40 – 45 anos e começar a perceber alguns sintomas como dores, calores, sudoreses, enfraquecimento dos ossos, falta de paciência, cansaço e fadiga, por exemplo, então pode ser que você esteja passando por este período. Aqui você vai descobrir o que você pode fazer para aliviar este transtorno.

  • Chá de folhas de amora: ideal para as mulheres que estão passando pela menopausa porque esta infusão possui muitas propriedades químicas que ajudam a combater o envelhecimento precoce das células do organismo, ajuda a manter a saúde de todo o aparelho reprodutor feminino, aliviando os sintomas da menopausa. Se eu fosse você, apostava no chá de folhas de amoras. Comer amoras também ajuda, portanto, se você preferir comer a fruta em si, não tem o menor problema.

Alimentação e saúde das mulheres – Emagrecimento:

Existem muitos alimentos que ajudam a perder peso em poucas semanas, mas para as mulheres de uma maneira geral, existem alguns alimentos que tem mais potência para chegar a este objetivo, digamos assim. Por isso, preparamos uma lista de 3 alimentos que vão te proporcionar benefícios importantes para você que está querendo emagrecer com saúde, sem se esquecer, obviamente, da sua  qualidade de vida.

  • Comer aveia (farinha de aveia, flocos de aveia, flocos de aveia finos): e todas as receitas que contenham este tipo de cereal é super importante para a saúde da mulher porque este é um tipo de alimento com baixo carboidrato, ou seja, suas receitas não engordam tanto assim e você pode substituir em várias receitas que levam farinha de trigo. Assim, com certeza você vai conseguir perder peso.
  • Tomar suco de limão puro em jejum: outra coisa que é muito importante para a saúde da mulher e, consequentemente o seu emagrecimento, é tomar um suco de um  limão para emagrecer com metade de água (de preferência com 10 gotinhas de própolis) antes de tomar o seu café da manhã, ou seja, em jejum. O limão vai te ajudar a regular o intestino, sabemos bem que as mulheres sofrem de prisão de ventre e o própolis com sua propriedades antioxidantes vai te ajudar a derreter as gordurinhas localizadas.
  • Cacau (em pó, em barra, nubs de cacau): não importa a forma, o que importa é você substituir o achocolatado ou a barra de chocolate ao leite que tem mais gordura hidrogenada do que o próprio cacau em si. Se você conseguir fazer isso, pode ter certeza que a sua saúde será influenciada positivamente e você vai ter mais energia e disposição para malhar na academia e vai perder peso comendo algo que você gosta sem precisar ficar preocupada com as medidas.E será que é possível emagrecer comendo de 3 em 3 horas? Veja este artigo.

Alimentação e saúde das mulheres – Pele e Cabelos:

  • Alimentos ricos em vitamina E: tais como, óleo de gérmen de trigo, sement de girassol, avelãs, oléo de girassol, cereais integrais, sementes em geral, são ricos em vitamina E. Ou seja, se você conseguir incluir este tipo de alimento na sua vida, pode ter certeza que este benefício será revertido par a saúde dos seus cabelos e da sua pele. A Vitamina E está presente em todos, eu disse todos, os produtos desenvolvidos para cuidar da pele e do cabelo existentes no mercado da beleza. Aposte também experimentar estes alimentos em forma de cremes de beleza para você ver os resultados positivos para a sua vida. A dica é: para a saúde dos cabelos e da sua pele, aposte na vitamina E. Estes alimentos também são ricos em antioxidantes que eliminam os radicais livres e retardam o envelhecimento precoce na célula da pele.
  • Bônus – Sol: Sim, sol não é alimento, mas vamos introduzir este hábito aqui porque se você mantê-lo diariamente, sua pele e cabelos irão te agradecer. Isso porque o sol a ajuda a sintetizar as vitaminas que você ingere, ou seja, com esta ativação no organismo, o seu corpo passa a se nutrir muito mais destas energias essenciais para a nossa saúde. Mas, lembre-se não é o sol de 12h, procure tomar sol logo pela manhã ou ao final da tarde. Do contrário, se você não estiver usando um protetor solar, vai ter mais malefícios do que benefícios. E mesmo durante o seu banho de sol durante a manhã ou a tarde, use protetor solar para se proteger dos raios nocivos para o nosso corpo.

Alimentação e saúde das mulheres – Saúde do Cérebro:

  • Pimenta, semente de cânhamo, batata, semente de abóbora e amêndoas: Sem dúvidas este alimentos vão ajudar a você turbinar o seu cérebro. Mulher é multitasker, trabalha fora, cuida dos filhos e da casa, tem que estar com a memória afiada, sem que se lembrar de todas as tarefas e não basta se lembrar, tem que estar bem com a saúde e energia para ter a excelência das suas tarefas cumpridas. Portanto, se você manter o hábito de se alimentar com estes tipos citados acima, com certeza terá bons resultados em suas metas, isso porque são ricos em vitaminas e sais minerais que atual diretamente no sistema nervoso, potencializando a comunicação entre as sinapses nervosas, ajudando imensamente na capacidade de memorização, deixando seu cérebro descansado para que seja refletido no seu corpo, dando mais energia e disposição durante o dia todo. Se eu fosse você, apostava nestes benefícios dos alimentos para ser uma mulher de fibra e muito disposta, com a sua saúde em dia. 

Agora que você já sabe como manter a sua saúde em perfeito estado, comece agora mesmo a colocar em prática estas dicas e nos conte se funcionaram. Mande fotos e textos com suas receitas e preparos destes alimentos. Vamos criar uma rede colaborativa de informações para a saúde da mulher! Boa sorte!

Espere! Continue lendo:

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here