Como Realizar Uma Reeducação Alimentar Bastante Eficiente

0
1467

Se você é do tipo de pessoa que está em busca de emagrecimento, mas não quer fazer isso de qualquer forma, então talvez você esteja precisando realizar uma reeducação alimentar na sua vida, que é mais do que simplesmente perder peso, é uma filosofia de vida saudável que vai te ajudar a manter não somente a forma, mas também vai te auxiliar a ter uma vida extremamente mais nutritiva, cheia de bons alimentos que vão cuidar do seu organismo.

Veja também: Suplementos que Ajudam a Emagrecer: Como Escolher o Produto Certo para Você

De acordo com os especialistas, as pessoas que procuram fazer uma reeducação alimentar eficiente, conseguem desenvolver vários tipos de benefícios para as suas vidas. Dentro deste contexto, emagrecer é uma consequência de uma vida com bastante nutrição e pratos saudáveis e com muito sabor.

Por isso que muito se engana quem acha que se reeducar na alimentação é algo ruim e chato, que não tem boas comidas e não tem nada de sabor para se manter o interesse. Uma reeducação alimentar bem aplicada, é capaz de proporcionar sabor, qualidade de vida, nutrição e emagrecimento. Por isso que se você está pensando em fazer isso, você está seguindo o caminho certo e vai encontrar aqui neste artigo tudo o que precisa saber sobre esta filosofia de vida.

Afinal de contas, o que é reeducação alimentar?

A reeducação alimentar é a forma como você trata os alimentos, desde a sua compra, até o seu preparo e a ingestão dele. Trata-se de uma preocupação constante em saber qual é a origem daquele alimento que você está levando para a sua casa e entender um pouco mais sobre as técnicas de preparo mais saudáveis dos mesmos.

Quando uma pessoa está verdadeiramente empenhada em fazer uma reeducação eficiente, rapidamente se acostuma com o estilo de vida, porque uma verdadeira transformação acontece, você não sente mais a necessidade de comer fora da hora ou alimentos que não são bons para você.

Dentro deste contexto podemos dizer que os alimentos industrializados não fazem parte de uma dieta de quem é preocupado com reeducação alimentar, pois este tipo de comida possui grandes concentrações químicas para manter o alimento propício para ser ingerido e dentre estes processos químicos o sódio é extremamente usado, a passo de que o excesso de sódio no organismo é extremamente prejudicial à saúde.

Veja aqui depoimentos de pessoas que ingeriam comida industrializada diariamente:

“Eu não sabia cozinhar e nunca tive o interesse em aprender, depois que me casei, eu e o meu marido passamos a comprar somente comidas congeladas. Em um ano, a gente engordou cerca de 25kgs só comendo estas porcarias. Depois que passei a fazer um programa de reeducação alimentar, em um mês eu já perdi 17kgs. Se eu pudesse voltar no tempo, nunca teria comido todas aquelas comidas conservadas, mas pelo menos ainda está dando para correr atrás do prejuízo”, conta a dona de casa Aline Almeida, 34 anos, de São Paulo.

“Eu sempre fui uma pessoa preocupada com a alimentação, mas por falta de tempo e por ter que trabalhar muito, eu acabei deixando estas coisas de lado e passei a me alimentar com hambúrgueres e todas estas comidas fáceis na rua. Em 4 meses eu tive aumento da pressão arterial catastrófico e que quase provocou um infarto. Depois disso eu procurei um nutricionista que me ajudou a fazer uma reeducação alimentar e eu nunca mais tive problemas de saúde”, relata Eliete Cardoso, 46 anos, Rio de Janeiro.

Benefícios da reeducação alimentar:

  • Uma vida com mais energia, disposição e mais saudável.
  • Emagrecimento rápido, simples e completamente satisfatório.
  • É uma prática que não tem efeitos colaterais, muito pelo contrário.
  • Ajuda a combater e prevenir diversas doenças do coração e nos ossos.
  • Tanto homens e mulheres podem se beneficiar de uma reeducação alimentar.
  • Não há restrições de idade, nem de gênero. Crianças, adultos e idosos podem fazer.
  • Aumentar a sua disposição para treinar na academia.
  • Você pode traçar objetivos de emagrecimento e aumento de massa muscular.
  • Aumento da sua autoestima e autoconfiança.

Dicas para iniciar uma reeducação alimentar eficiente:

Dica 1 – procure um nutricionista para lhe ajudar, pois somente ele tem como te dar todo o suporte necessário para manter a saúde e ter emagrecimento eficiente. Ele é o profissional certo para te oferecer uma dieta que vai contemplar uma alimentação balanceada e bastante nutritiva para que você tenha uma vida mais saudável.

Dica 2 – pratique mais exercícios na sua vida (musculação também) porque somente as atividades poderão te ajudar a manter a qualidade de vida e metabolizar os alimentos que você ingere da forma correta. Assim, além de ter mais tônus muscular, você conseguirá absorver mais nutrientes dos alimentos frescos que está preparando e ingerido.

Dica 3 – procure comprar alimentos orgânicos, pois os alimentos que são vendidos sem o selo ‘orgânico’ são cheios de químicas e venenos desde o seu plantio para afastar as pestes e aumentar de tamanho e esse tipo de coisa intoxica os alimentos que você está levando para a sua casa.

Dica 4 – faça a sua própria refeição e não coma em lugares onde você não tem conhecimento da procedência dos alimentos que são vendidos. Para uma reeducação alimentar eficaz você precisa minimizar os riscos e uma alternativa é passar a cozinhar seus próprios alimentos, pois assim, você sabe o que está comendo. E se você trabalha, você pode passar a levar uma marmitinha sem o menor problema!

Dica 5 – não faça nada forçado porque não tem coisa pior do que iniciar um processo de reeducação alimentar se você não está propício a viver a experiência, afinal de contas, só pode dar certo se você realmente quer mudar seus hábitos alimentares.

E se durante a minha reeducação alimentar, eu quiser aumentar a massa muscular? 


Quanto a isso não tem nenhum problema porque você poderá a se reeducar com alimentos próprios para este ganho de massa acontecer de maneira natural e nutritiva. Por isso que você deverá procurar um nutricionista especializado que vai poder te passar uma dieta rica em bons carboidratos para que você tenha um ciclo que bulking limpo, com bastante treino na academia para potencializar seus ganhos.

O crescimento muscular também poderá ser potencializado com suplementos naturais, peça a ajuda e a orientação do seu nutricionista que ele vai conseguir te indicar os melhores suplementos hipercalóricos do mercado para que você consiga ter o seu corpo ideal.

O que vai acontecer com meu corpo se eu ingerir maus carboidratos? 

Você poderá engordar, ou seja, acumular tecido adiposo no seu corpo ao invés de acumular massa muscular. Os carboidratos podem ser tão maléficos quanto benéficos em nossas vidas, bastando saber o momento certo de aplicar em nossa alimentação.

Existe carboidrato em alimentos nutritivos e em alimentos ruins como os que são vendidos em fast food. O que vai diferenciar é a forma e o preparo com o qual você vai estar realizando. Você pode comer uma porção de arroz integral – que é um carboidrato – no seu almoço e não ganhar peso por isso. Mas, em compensação, você pode comer um baita hambúrguer no seu almoço, com pão e condimentos, que vai te fazer engordar. Por isso que é importante saber o que cada alimento pode te oferecer e com isso conseguir a reeducação alimentar adequada.

Por isso que se reeducar na alimentação é muito mais do que fazer uma simples dieta. Você acaba que meio se especializando nos alimentos e entende como funcionam os grupos alimentares e quais são os benefícios e desvantagens que cada um deles são capazes de proporcionar. Por isso que uma reeducação alimentar é a melhor maneira de perder peso, emagrecer naturalmente e ganhar massa muscular, caso você deseja, pois é o caminho mais limpo de estar nutrido e atingir seus objetivos rapidamente e com a segurança necessária para a sua qualidade de vida aumentar constantemente.

Os atletas passam por este processo de reeducação alimentar? 

Sim e constantemente. Sem momentos em seus treinos que eles precisam moderar os carboidratos, em outros momentos eles precisam ingerir mais carboidratos e assim por diante. O programa de reeducação alimentar de um atleta poderá variar de acordo com a sua modalidade esportiva, bem como as suas pretensões profissionais. Ou seja, um lutador de MMA peso pena não vai ter a mesma dieta que um mesmo lutador de MMA da categoria pesos pesados.

O nadador, por exemplo, vai ter necessidades diferentes que o ciclista. O levantador de peso não vai ter a mesma dieta que uma ginasta olímpica. Tudo é uma questão de saber olhar para o organismo daquela pessoa e saber quais são as reais necessidades de cada um. Dentro deste contexto é que nasce a verdadeira reeducação alimentar com foco na saúde e no estilo de vida saudável.

Tudo isso é analisado com um olhar especializado e personalizado para que se mapeie a necessidade de cada pessoa, no caso, cada atleta. Assim como você, que mesmo sem ser atleta tem um biotipo diferente das demais pessoas e o seu organismo vai precisar de mais nutrientes ou menos nutrientes de acordo com a sua necessidade.

Por isso que é muito mais que uma simples dieta, a reeducação alimentar é um estudo, uma ciência e uma filosofia de vida adequada para cada pessoa ter uma vida melhor e mais saudável.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here