Problemas com a Hipertensão – Os Principais Alimentos Que Prejudicam a Saúde

0
570

Antes de iniciarmos a lista dos alimentos que prejudicam a saúde, principalmente das pessoas que tem aumento da pressão arterial, vamos entender qual é a diferença entre sódio e sal?

Muitas pessoas tem dúvidas quanto isso porque acreditam que o sódio (aquele que vemos nos rótulos da embalagens dos mercados) seria o mesmo que o sal. Mas, são coisas diferentes. Você quer saber como emagrecer e parar de guardar calorias? Clique neste link.

O sal de cozinha, aqueles que usamos para cozinhar é composto – quimicamente – de Cloro (Cl) e Sódio (Na), logo o sal marinho da sua cozinha é nada mais e nada menos do que o Cloreto de Sódio.

Porém, o sódio (Na) não é salgado, pois somente quando o sódio é misturado ao cloro que confere o sabor salgado nos alimentos. Sendo assim, agora podemos compreender porque, por exemplo, nos refrigerantes e outros alimentos doces que são vendidos no mercado contém sódio e não são salgados.

O sódio, muito embora nem todo mundo saiba, é um dos principais conservantes usados pela indústria de alimentos, sendo assim, os hipertensos precisam ficar muito atentos quanto ao que estão comprando no mercado, pois podem estar prejudicando a sua saúde sem mesmo saberem disso.

A forma mais fácil de saber se um alimento tem uma alta concentração de sódio é ler a rotulagem nutricional dele. No entanto, existem aqueles que ultrapassam todos os limites e são altamente perigosos para a saúde de qualquer pessoa, do que dirá uma pessoa que tem hipertensão e problemas cardiovasculares.

Exatamente por isso que nós aqui do Blog Ponto Diário selecionamos todos eles para que você possa saber exatamente quais são e, se for o caso, parar definitivamente de comprar. Afinal de contas, saúde é o que interessa e o resto não tem pressa, não é mesmo?

Lista de Alimentos Que Prejudicam a Saúde do Hipertenso:

Miojo e outros macarrões instantâneos: este tipo de comida possui muito sódio, pois conforme visto anteriormente, elas precisam estar bem conservadas para aguentar um grande tempo de validade. Sendo assim, os hipertensos precisam ter muita atenção na hora da ingestão deste tipo de comida porque podem estar prejudicando a sua saúde sem saber. Sem contar que eles são também muitos calóricos e por este motivo pode engordar excessivamente. Você pode usar algumas sementes para emagrecer e ter resultados positivos rapidamente.

Presuntos, Patês, Enlatados em Geral: este tipo de guloseima tem muito sódio porque precisam enfrentar longos períodos de prateleira. Além disso, também tem gorduras e calorias que podem prejudicar ainda mais a saúde e desenvolver outras doenças cardiovasculares. Recentes estudos comprovaram que os alimentos processados podem desenvolver problemas respiratórios, tais como a asma. Por isso os hipertensos e todas as outras pessoas precisam diminuir a ingestão de produtos industrializados.

Lasanhas, hambúrgueres e pizzas congeladas: todo tipo de alimento congelado faz mal para a saúde. Infelizmente, as pessoas estão achando que é mais prático comer esquentando comida no forno e no micro-ondas, mas a verdade é que estão procurando problemas sérios de saúde. Os alimentos congelados são os principais causadores de obesidade no mundo inteiro. Nos Estados Unidos, a população come todos os dias este tipo de comida e não é à toa que são os primeiros a relatarem problemas com obesidade. Inclusive a OMS – Organização Mundial de Saúde já alertou que a obesidade se tornou uma doença epidêmica.

Refrigerantes Zero Açúcar: Muitas pessoas acham que estão fazendo um bem para a saúde ao consumir os refrigerantes que não tem açúcar. No entanto, mal elas sabem – saberiam até se lessem o rótulo nutricional – que este tipo de bebida tem a maior concentração de sódio do mercado. Logo, se você está de dieta e cortou os outros tipos de bebidas e só está tomando agora refrigerante zero, tome cuidado para não acabar desenvolvendo outro tipo de doença, tais como a hipertensão.

Procure um nutricionista para se orientar melhor:

Por muitas vezes as pessoas agem querendo acertar, mas por falta de conhecimento acabam errando. Por isso mesmo que na dúvida é sempre importante procurar um nutricionista para que ele possa te orientar sobre qualquer coisa da melhor maneira possível.

Nem sempre fazemos o bem para o nosso corpo, mas podemos minimizar estes ricos com uma boa reeducação alimentar e práticas de exercícios físicos. Se você começar a mudar seus hábitos alimentares, você vai perceber que a sua vida vai mudar completamente, até mesmo em outros quesitos, tais como mais energia e disposição para enfrentar a rotina diária do trabalho ou até mesmo mais desempenho cerebral, pois o seu corpo estará sendo nutrido da forma correta e por isso que você vai estar sempre em boas condições de saúde.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here