Obesidade Infantil – Saiba Como Preparar a Lancheira do Seu Filho

0
135

De acordo com a OMS, Organização Mundial de Saúde, a obesidade infantil no Brasil já é considerada uma doença epidêmica. Logo, a cada dia que passa, os casos de obesidade em crianças aumentam vertiginosamente, colocando em risco uma geração inteira que está recebendo uma nutrição pobre e inadequada. Conheça aqui mais sobre a nutrição esportiva!

Levando em consideração que as crianças não possuem poder aquisitivo para comprar sua própria alimentação, podemos concluir que os pais ou responsáveis desta população tem uma responsabilidade muito grande no que tange a alimentação deles. Portanto, é essencialmente importante que se atenha na hora das compras e ao que o seu filho leva na lancheira da escola.

A questão do comodismo é um dos motivos pelos quais se deixa um tanto quanto de lado a responsabilidade por oferecer as crianças uma alimentação adequada e saudável. Isso porque o dia a dia corrido, com muitas tarefas a serem realizadas acabam complicando a organização da casa e fazer refeições saudáveis acaba sendo uma verdadeira utopia.

Pais Saudáveis, Filhos Saudáveis:

E dentro desta bola de neve não são apenas as crianças que acabam se prejudicando com os péssimos hábitos alimentares, já que os pais também irão comer o mesmo tipo de alimento que é oferecido ao filho. Se todos os dias a noite não se tem tempo hábil para cozinhar e a família tem o hábito de ligar para o delivery e pedir uma pizza, mais do que normal que todos os moradores da mesma casa se alimentem da mesma coisa, salvo a alguns casos específicos.

Os filhos são verdadeiras esponjinhas. Certamente você já ouviu esta frase quando eles estão passando pela fase de aprender a falar, pois em algum momento eles irão começar a repetir tudo o que nós falamos. Exatamente por este motivo que evitamos falar palavrões perto deles.

Assim funciona com os hábitos alimentares. Seus filhos irão seguir seu exemplo durante muitos anos. Logo, se você se alimenta mal, ele também vai sugar feito uma esponja este seu mau hábito alimentar. Portanto, o desafio é igualmente grande para ambos os lados.

O Exemplo Começa Dentro de Casa:

Não adianta muito você querer que o seu filho coma bem e tenha hábitos alimentares saudáveis se você come na frente dele um hambúrguer com um refrigerante. O seu exemplo irá motivar o seu filho, exatamente por isso que é muito mais fácil você fazer com que ele coma bem sem precisar ver besteira em casa, pois o que não é visto não é lembrado.

Obviamente que você não vai conseguir blindar o seu filho da exposição fora de casa. Claro que ele vai provar um salgadinho, tomar um refrigerante, comer um biscoito recheado. Mas, quando isso se torna um hábito da família é quando deixa de ser apenas alguns momentos para se tornar um problema que certamente gerará um dano a saúde do seu filho.

Não adianta achar que as crianças e adolescentes não engordam porque tem o metabolismo naturalmente acelerado, pois, hoje em dia, o acúmulo de gordura e calorias tem excedido, inclusive, os limites que o corpo humano com o metabolismo mais acelerado pode aguentar.

Aprenda a Fazer A Lancheira do Seu Filho Com Alimentos Saudáveis:

Mais uma vez a questão do comodismo toma conta, afinal é muito mais fácil colocar na lancheira do seu filho um biscoito e um suco de caixinha do que fazer uma saladinha de fruta, por exemplo.

Contudo, o que nós fazemos no dia a dia por eles é que vai definir se eles serão obesos na infância ou até mesmo na sua fase adulta. Pois, os hábitos que carregamos desde a infância serão lembrados quando crescemos e amadurecemos, fazendo com que fique muito mais difícil se livrar deles na fase adulta, pois o seu corpo e o seu cérebro já entendem que aquele é o seu normal de alimentação.

É tudo uma questão de organização, se você quer, por exemplo, dormir até mais tarde ou não tem muito tempo na parte da manhã, deixe a lancheira do seu filho pronta a noite do dia anterior para que ele possa ter um emagrecimento saudável.

Saladinha de Fruta No Potinho Com Iogurte Natural:

Você pode cortar algumas frutinhas que são doces e sempre fazem sucesso entre as crianças, tais como: banana, laranja, uva, morango, kiwi e colocar tudo em um potinho de plástico com o iogurte natural que ele mais gosta. Pode até mesmo colocar um pouco de mel para adoçar e agradar o paladar do seu filho.

Esta pode ser uma opção de lanche para ele levar em sua lancheira. Você pode também fazer sanduiches naturais para ele ao invés de dar dinheiro para comprar a coxinha de galinha na escola. Um pão integral com uma fatia de queijo de minas temperado com ervas vai fazer o maior sucesso.

Cuide da alimentação dos seus filhos, ele vai agradecer mais tarde!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here