Nutrição Esportiva: A Importância de Se Alimentar Bem Durante o Treino

0
126

Não importa se você é atleta profissional ou se é amador. Mas, se você treina em prol de resultados positivos no seu corpo, deveria saber que a nutrição desportiva é extremamente importante para que estes resultados aconteçam não somente da forma correta, mas também de maneira rápida o seu emagrecimento saudável.

Por mais que saibamos algumas dicas na teoria, na hora de colocar na prática podem surgir muitas dúvidas e por isso que os nutricionistas são os profissionais certos para você buscar orientações. Este material não substitui uma consulta com um especialista, o artigo tem caráter informativo. Boa leitura.

O Que é e Como Funciona a Nutrição Esportiva?

Nutrição Esportiva é um conjunto de práticas e atividades que serão capazes de desenvolver, junto a sua alimentação, as características necessárias para aquele atleta profissional ou amador se desenvolva dentro de sua modalidade e tenha a capacidade de continuar praticando-a com energia e disposição.

Logo, podemos entender que a nutrição esportiva é essencial para quem pratica esportes ou treina na academia. Obviamente que a modalidade escolhida pela pessoa vai definir o que se deve comer ou não, porém todas elas devem estar em consonância com os objetivos da pessoa.

De acordo com pesquisas científicas, é estimado que 70% do sucesso de um treinamento de um atleta depende da alimentação dele, ou seja, a nutrição esportiva deve realmente ser levada em conta quando o assunto é práticas de atividades físicas para que seja evitada a obesidade infantil.

Nutricionistas revelam que os carboidratos são a maior fonte de energia para um atleta e por isso mesmo que eles são levado muito em conta para maximizar os resultados e ter uma reserva de energia necessária para que o desempenho deste atleta seja cada vez mais potente.

A Nutrição Esportiva é Uma Ciência A Ser Levada a Sério:

Sem contar que a nutrição esportiva prevê muitos fatores, pois é preciso levar em consideração o que se come antes do treino, depois do treino e quando se está próximo a campeonatos, quando o atleta é profissional.

O atleta perde muito líquido durante a sua atividade e exatamente por isso que a hidratação é fundamental para que não haja lesões e nem mesmo desidratação durante o treino ou até mesmo depois. Por isso que os nutricionistas sempre recomendam isotônicos para repor este líquido perdido, o que é normal para quem está praticando uma atividade de alta intensidade.

Benefícios Para Quem Pratica Esportes e Atividades Físicas:

  • Melhoria significativa na qualidade de vida.
  • Elimine dores nas articulações e na coluna.
  • Tenha mais energia e disposição durante o dia.
  • Consiga emagrecer mais rapidamente.
  • Elimine as gorduras extras e celulites que tanto incomodam.
  • Aumente a sua autoestima praticando atividades de que gosta.
  • Afaste a depressão, a ansiedade e estresse.
  • Quem pratica atividades físicas é mais feliz.

Você já reparou que quando você sai do estado de sedentarismo e começa a praticar atividades físicas o seu corpo corresponde muito melhor a vários outras situações. Até mesmo a preguiça é minimizada ou quando não é totalmente eliminada, pois o nosso organismo passa a ter mais disposição para as tarefas mais simples e até mesmo as mais complicadas.

Estudos revelam que quando praticamos atividades físicas e nos alimentamos bem, sempre repondo os nutrientes necessários para o nosso corpo funcionar bem, o nosso cérebro passa a enviar estímulos para todo o corpo com sensações de bem estar. Por isso que quem pratica um esporte ou malha na academia costuma ser menos estressado e menos ansioso.

Cuidado Com as Dietas Malucas da Internet:

É muito comum quando nós começamos a nos exercitar, fazer pesquisas sobre dicas e tudo mais que possamos fazer para melhorar o desempenho e ter mais resultados. Com isso, muitas pessoas acreditam que fazer dieta e praticar uma atividade física é a escolha certa a ser feita. Mas, não é bem assim.

Quando estamos colocando o nosso corpo em alta intensidade praticando uma atividade física ou um esporte, precisamos repor os nutrientes que vamos perdendo ao longo do tempo. Ou seja, isso quer dizer que se começarmos a fazer uma dieta maluca da internet sem a orientação de um nutricionista, podemos começar a sentir problemas na saúde e até mesmo surtir o efeito contrário e ficamos indispostos para tais atividades.

Até mesmo provocar desmaios durante a prática da atividade, uma vez que o corpo não estará pronto para entrar numa atividade por falta de energia. Por isso que a nutrição esportiva é essencial para uma pessoa que quer ter uma qualidade de vida oriunda de atividades físicas.

Por isso nunca deixe de comer para emagrecer mais rápido, pois isso poderá prejudicar e muito a sua saúde e ainda trazer efeitos colaterais graves e irreversíveis.

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here