O Que É Melhor Para Emagrecer: Treino De Musculação Ou Atividades Aeróbicas?

0
712

Last Updated on

Nem todas as pessoas que frequentam a academia querem desenvolver músculos, têm aquelas que querem manter apenas uma boa forma, aquelas que desejam perder peso e outras que só desejam ter uma qualidade vida maior.

Apesar de a grande maioria gostar de desenvolver hipertrofia, existem algumas diferenças entre treinos de musculação e atividades aeróbicas. Aqui neste texto você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre estas duas modalidades e vai entender qual delas é a melhor opção para como perder peso e emagrecer em um curto espaço de tempo.

Encontre tudo sobre dicas e informações importantes para você manter a sua vida saudável e ter o corpo que você sempre sonhou.

Aproveite o começo do ano para iniciar novos hábitos de vida saudável e inteligente para o seu corpo e mente: Boa leitura.

O que são treinos de musculação e no que eles podem contribuir para uma vida saudável?

A musculação é uma atividade física realizada por meio de equipamentos que ajudam a desenvolver os músculos do corpo humano, bem como condicioná-los a terem melhor resistência e hipertrofia. Com as atividades musculares, uma pessoa consegue aumentar a sua massa muscular magra.

Dentro de um contexto geral, os treinos de musculação podem ser feitos nas academias, ao ar livre e até mesmo dentro de casa, desde que você tenha os equipamentos mínimos necessários para trabalhar os grupos musculares. No entanto, antes de começar uma atividade que envolva musculação em casa ou fora de academias, procure sempre a orientação de um professor e profissional de Educação Física, e é muito importante consultar um nutricionista pois somente ele poderá te orientar sobre as formas mais seguras e eficientes de atingir seus objetivos com a musculação.

Os riscos de contusões e lesões para quem pratica uma atividade sem orientação profissão são grandes e podem acarretar diversos problemas para a saúde e até mesmo desenvolver má postura devido às más práticas realizadas de forma contínua.

Quais são os Principais Benefícios da Musculação:

  • Melhora drasticamente na parte estética do corpo, pois trabalha o condicionamento e modelamento do músculo.
  • A atividade de musculação proporciona mais saúde para o coração, pois pode melhorar o fluxo sanguíneo.
  • A musculação também melhora a postura de uma pessoa, fazendo com que as dores nas costas e em outras regiões desapareçam ou amenize bastante. Você sabia que melhorar a postura da pessoa ajuda ela a emagrecer? Click aqui neste outro artigo sobre esse tema.
  • Uma pessoa que pratica a musculação também exercita a mente porque proporciona melhoria nos aspectos cognitivos, tais como concentração, atenção, aprendizado e memória.
  • Os adeptos a musculação também consegue retardar o envelhecimento do corpo e da mente.
  • A musculação também ajuda e emagrecer e aumentar a massa muscular do corpo.
  • Aumenta a autoconfiança e a autoestima porque você se sente mais bonito ou bonita quando os músculos começam a aparecer mais definidos e maiores.

Muito embora as pessoas achem que a atividade de musculação sirva somente para desenvolver e definir os grupos musculares, muito se espanta quando alguém afirma que é possível queimar calorias com os esforços repetitivos que esta atividade contempla. Dependendo da quantidade de séries, repetições e peso definido para cada atividade, uma pessoa pode queimar calorias estocadas naquele determinado músculo e, posteriormente, desenvolver a definição e crescimento dele.

No entanto, para perder peso de uma forma mais específica e em todo o corpo de maneira uniforme, existem outros métodos e práticas que você vai conhecer aqui abaixo:

O que são atividades aeróbicas e no que elas podem ajudar para a saúde?

De acordo com a língua portuguesa, a palavra aeróbico significa: “adj.

[Biologia] Cuja atividade acontece somente na presença do oxigênio.

Em que há ou está relacionado com a ginástica aeróbica: prática aeróbica”.

Ou seja, as atividades aeróbicas compreende toda e qualquer prática em que a presença do oxigênio é fator importante para a boa qualidade e condicionamento da realização da mesma. Dentro deste contexto, atividades como:

  • Corridas (na rua ou na esteira de casa ou academia)
  • Danças (samba, ballet, frevo ou qualquer outro tipo)
  • Caminhadas (ao ar livre ou na esteira da academia)
  • Aulas de Step
  • Aulas de Jumping
  • Aulas de Crossfit (que tem se tornado moda nos últimos tempos)
  • Natação
  • Lutas como judô, jiu jitsu, muay thai
  • Entre tantas outras que você pode colocar em prática até mesmo em casa.

são consideradas atividades aeróbicas, em que a prática de exercícios está intimamente ligada a respiração para que ela seja concluída com êxito.

Quais são os benefícios das atividades aeróbicas? 

  • Diminui a pressão arterial e inibe o desenvolvimento da hipertensão.
  • Melhora muito a questão da circulação do sangue.
  • Ajuda a emagrecer bastante e a perder todas as calorias de uma maneira ímpar.
  • Derrete totalmente as gorduras localizadas e elimina o tecido adiposo estocado.
  • Fortalece os músculos e ossos do corpo humano, prevenindo doenças como osteoporose.
  • Contribui para manter a saúde do coração e aumentar a estimativa de vida de uma pessoa.
  • Tonifica toda a musculatura do corpo e proporciona também a flexibilidade.
  • É importante no fortalecimento dos músculos responsáveis pela respiração.
  • Ajuda no aceleramento do metabolismo, fazendo com que o corpo elimine peso rapidamente.
  • Aumenta a sua autoestima, fazendo de você uma pessoa mais autoconfiante.

Afinal de contas, para emagrecer de verdade e com eficiência, eu devo fazer musculação ou aeróbio

O aeróbio vai te dar melhores resultados no que tange ao emagrecimento, enxugamento de medidas, remodelagem da silhueta, perda de peso, eliminação dos tecidos adiposos e derretimento das gorduras localizadas. No entanto, quando a musculação é realizada em concomitância com as práticas de atividades aeróbicas, as chances de os resultados positivos acontecerem muito mais rápido são maiores, sem contar que além de perder peso, você vai conseguir desenvolver densidade muscular e aumentar a sua qualidade de vida.

⋙ Remédios Para Emagrecer Funcionam Ou São Perigosos Para Saúde ⋘ 

Por isso que os nutricionistas recomendam que se pratique atividade completa para atingir o emagrecimento que de deseja, levando em consideração o estilo de vida e alimentação saudável que faz parte importante e essencial para o indivíduo que está em busca de perder peso de forma segura e eficiente.

Vale lembrar também que procurar um profissional de educação física e um nutricionista para acompanhar este processo é primordial para o sucesso do mesmo. Somente eles vão poder te dar os métodos corretos de emagrecer de forma rápida e sem efeitos colaterais complicados que podem expor a sua saúde de alguma forma.

Quais tipos de alimentos eu posso comer para ajudar a perder peso rapidamente?

De acordo com os nutricionistas, quando alguém quer emagrecer, é preciso mudar alguns hábitos alimentares que ajudam a uma pessoa desenvolver sobrepeso, tais como: idas constantes a restaurantes fast foods, ingerir refrigerantes, carboidratos, açúcar e frituras. Quando alguém realmente quer emagrecer, deve-se diminuir drasticamente este consumo e, em alguns casos, até mesmo eliminar por um bom tempo este estilo de vida da sua rotina. Os sucos de caixinhas também escondem segredos que você talvez nem imagina.

Veja aqui uma lista de alimentos e práticas que podem te ajudar e perder peso:

  • Carnes magras como peixes, frangos e bifes bovinos sem gordura.
  • Vegetais e legumes que vão te ajudar a manter a saciedade por mais tempo.
  • Evitar alimentos congelados com alto teor de sódio e gorduras trans.
  • Tente cozinhar seus alimentos e sem usar frituras diariamente.
  • Não ingerir refrigerantes ou sucos de caixinha industrializados.
  • Procure fazer o suco da polpa ou da própria fruta in natura.
  • Substitua o açúcar branco refinado por açúcar orgânico, demerara ou mascavo.
  • Se você gostar de adoçantes, também poderão ser administrados.
  • Não misture carboidratos, por exemplo: quando for comer arroz não coma batata.
  • Mastigue bastante, cerca de 30 vezes o alimento para que seja bem triturado.
  • Não beba água e nenhum outro tipo de líquido durante as principais refeições.
  • Procure um nutricionista para recomendar uma dieta para a sua meta.
  • Se for o caso, encomende um suplemento natural emagrecedor para ajudar o processo.

A importância da reeducação alimentar na vida de todas as pessoas – até mesmo aquelas que já são magras:

É por isso que os nutricionistas sempre vivem batendo na mesma tecla. Pois, quando o ser humano resolve se reeducar na alimentação, não existem dietas e nem processos complicados de emagrecimento, pois esta será uma consequência do seu novo estilo e filosofia de vida.

Hoje em dia é muito fácil manter uma vida equilibrada e com reeducação alimentar, bastando ter um pouco de conhecimento para fazer as suas compras no mercado de uma maneira mais consciente. Além disso, com uma orientação especializada ao seu dispor, você poderá facilitar muito mais este processo de compras.

Muitos nutricionistas recomendam, inclusive, nunca fazer compras com fome porque este simples fato altera toda a sua percepção sobre os alimentos e vai te dar vontade de comprar coisas mais fáceis e mais gordurosas para saciar aquela fome momentânea. Por isso que é importante sempre fazer um lanche antes ou ir depois do almoço ou jantar ao mercado, pois desta forma você consegue manter muito mais o equilíbrio dos alimentos que você estará levando para casa. Assim, você vai comer o que comprou e o restante ficar muito mais fácil de conseguir: um emagrecimento graças a sua reeducação alimentar que veio desde as compras dos alimentos que você realizou no mercado.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here