Musculação Emagrece ou Não? Tire Todas As Suas Dúvidas Aqui E Aprenda As Melhores Técnicas

0
1046

Vamos supor que você está acima do seu peso e quer começar a treinar forte na academia para ter bons resultados e rápidos com treinos. Mas, você – por um outro lado – já ouviu muitas pessoas falarem que fazer musculação não é bom para quem está querendo perder peso, que não ajuda em nada – muito pelo contrário, a musculação aumenta o peso da gente – e por este motivo está um tanto quanto desmotivado a começar a sua dieta e iniciar seu programa de atividades físicas na academia.

Tem mulheres que simplesmente não gostam de ficar com um bumbum na nuca, elas só querem apenas ficar magras e mignons… Não querem ficar com os músculos aparentes e não querem ter gominhos na barriga. Sim, tem mulheres que gostam de ser apenas: magras. E por este motivo não praticam musculação. Será que elas estão certas?

Tudo isso e muito mais você vai ver aqui neste artigo super completo que vai dissertar sobre este tema que é super polêmico. Portanto, não deixe de ler tudo até o final e descubra tudo o que você precisa saber sobre a musculação. Boa leitura!

O que é musculação e por que as pessoas dizem que ela não emagrece? 

Funciona mais ou menos assim. Você tenta entender as coisas a partir da origem dos nomes. Automaticamente pensamos: quem faz musculação é porque quer ser musculoso. Não é mesmo? Mas, o que talvez você não saiba que existem técnicas que os professores podem e devem passar para quem está buscando apenas perder peso dentro da musculação, que não vão fazer com que você tenha aumento de massa muscular.

Não sei se você sabe, mas a musculação é uma atividade imprescindível para quem quer emagrecer e está totalmente errado quem fala o contrário. Tudo bem que você não quer ficar com o corpo da Graciane Barbosa, mas também não seria nada mal reduzir drasticamente a quantidade das celulites que você tem na perna, certo?

Pois então saiba que com a musculação e com uma série de repetições adequadas, você pode queimar as calorias da sua perna, as que fazem com que você fique cheia de celulite, fazendo com que você perca peso da maneira certa sem ter que ficar com uma perna extremamente grande. E é assim que funciona com todas as outras partes do seu corpo. Por isso que a musculação ajuda a emagrecer sim.

Só diz que a musculação não emagrece quem nunca praticou esta modalidade que pode se tornar uma atividade bastante prazerosa e surpreender você!

Antes de acreditar no que as pessoas saem dizendo por aí, que tal você se matricular em uma academia e fazer um teste durante um mês? Se você gostar, você continua. E caso você não goste, só sair sem precisar dar satisfação para ninguém! [Símbolo]

Mas, será que é possível emagrecer sem ter que ir para academia? 

Sim, também é possível perder peso sem ter que fazer aulas de musculação. Você pode contratar o serviço de um nutricionista da sua confiança para que ele possa traçar um plano alimentar para você com redução de carboidratos para que você tenha perda de peso sem precisar suar muito a sua camisa. Entretanto, todos os profissionais da área de saúde irão te incentivar a praticar atividades físicas, não somente porque você vai conseguir emagrecer e derreter este tecido adiposo mais rápido, mas porque também é a melhor coisa que você poderá fazer para manter a sua saúde em dia, pois a musculação ajuda e muito na sua qualidade de vida.

Benefícios da musculação:

  • Aumento da oxigenação do seu organismo e do sangue.
  • Aceleração do metabolismo de uma forma bastante eficaz.
  • Eliminação do tecido adiposo e de todo o estoque de gordura.
  • Prevenção de doenças do coração, diabetes e doenças respiratórias.
  • Redução do colesterol ruim, que é o LDL e aumento do bom que é o HDL.
  • Mais disposição para fazer as tarefas do seu dia a dia, como trabalhar e estudar.
  • Mais energia para treinar a cada dia mais duro.
  • Resistência muscular e maior capacidade de pegar pesos.
  • Construção de uma nova postura e menos dores na coluna.
  • Entre muitos outros benefícios.

Estas vantagens são baseadas em um programa de musculação que compreenda pelo menos a prática desta atividade 3 vezes na semana. Quanto mais dias, melhores resultados.

Você sabia que as modelos internacionais fazem musculação? 

Sim, fazem. Se você quer ter aqueles corpos saradinhos e sem muitos músculos evidentes e tem as modelos top e internacionais como inspiração, então saiba que até mesmo elas vão para academia suar a camisa e praticam atividades de musculação. Por isso que tudo vai depender do seu objetivo e do seu professor montar uma série de exercícios que vão fazer você atingir as suas metas.

As atrizes da Globo e da Record: todas fazem musculação para aguentar e ter resistências a tanta demanda de trabalho. Até mesmo as bailarinas que são pessoas com muita elasticidade fazem musculação para ter força nas pernas e controlar mais seu corpo e a sua postura.

Não acredite em tudo o que você vê na internet:

O que eu costumo dizer é o seguinte: não acredite em tudo que você vê na internet porque tem muita pessoa maldosa querendo vender produto para emagrecer que é milagroso e que não incentiva a prática de exercícios físicos. É claro que os suplementos emagrecedores cumprem um papel muito importante quando uma pessoa se propõe a perder peso, mas quando são aliados com exercícios físicos.

Como eu já disse em textos anteriores, quem está acostumado a ler artigos aqui no Ponto Diário sabe que nada faz o trabalho sozinho. Quanto mais métodos seguros e saudáveis você puder introduzir nos seus objetivos vai ser melhor para você como um todo.

Logo, quando você ler que a musculação não ajuda a emagrecer e que tem um suplemento suspeito que vai fazer todo o trabalho sozinho: desconfie. Se fosse algo assim tão fácil, todo mundo estaria magrelo e com corpos lindos e com a saúde muito em dia.

Quanto mais você ler artigos e desenvolver a sua autocrítica você vai perceber que as coisas fazem mais sentido quando blogs e sites te orientam a comprar suplementos que tenham garantias, que são aprovados pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que tem sites próprios e oficiais. É importante também salientar que as pessoas bem intencionadas estão sempre pedido para você tirar as suas dúvidas com nutricionistas de confiança, entre outros fatores que fazem você perceber a diferença de quem está só querendo te manipular e quem está realmente tentando ajudar com informações úteis.

Gestantes e musculação: dá para ir para academia estando grávida? 

Se a musculação fosse algo que só servisse para aumentar a massa muscular, então os especialistas e médicos não liberavam as suas pacientes para fazer musculação. É óbvio que cada caso é um caso, existem gestantes que não podem pegar peso, tem o momento certo de praticar uma atividade física e também não adianta de nada você ser sedentária a vida toda e querer começar o seu projeto fitness justamente neste momento. Para estes casos é melhor esperar os noves meses para iniciar a nova fase na vida.

Mas, para quem já tem o costume de malhar, geralmente a um dado momento da gestação os médicos obstetras liberam suas pacientes para continuar a fazer exercícios e muitas delas fazem musculação. Claro que com uma potencia e intensidades diferentes, afinal de contas a gestante está em um momento muito especial e particular em suas vidas.

A musculação é para todos e não tem preconceito:

Pois é, a musculação é uma atividade muito democrática. Até mesmo se você não tem dinheiro para pagar a mensalidade de uma academia, você pode procurar uma praça perto da sua casa que tenha aparelhos de musculação e criar o hábito de malhar com os amigos na praça ou se você é do tipo de pessoa que é mais reservada, pode comprar alguns pesos e halteres e fazer a sua musculação dentro de casa.

Se você for uma pessoa mais consciente, mesmo estando fora da academia, vai procurar a orientação de um médico antes de iniciar atividades físicas em casa e assim vai ter uma estrutura muito mais forte e estará mais apto e capacidade de fazer a sua musculação em casa. Até mesmo, hoje em dia, você pode comprar aquelas estações de musculação que vem com aparelhos completos iguais aos que tem na academia para tornar a sua musculação em casa ainda mais potente e eficiente.

A musculação não tem idade, não tem raça, não tem cor e não tem sexo. Todo mundo pode fazer, desde que se tenha um pouco mais de força de vontade. E sim, é super possível emagrecer fazendo musculação e você pode ter o corpo dos seus sonhos praticando este tipo de atividade física.

Espero que você tenha gostado das dicas de hoje e compartilhe estas informações com o seus amigos, afinal de contas, as suas dúvidas podem ser as dúvidas das outras pessoas!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here