Qual É A Importância De Iniciar Uma Nova Dieta No Começo Do Ano?

0
957

Last Updated on

As festas de fim de ano fecham ciclos, geralmente falamos que vamos começar projetos novos, que seremos pessoas melhores do que fomos no ano que passou e de, uma maneira geral, as pessoas deixam para iniciar novas metas para a saúde quando o ano novo se inicia.

É assim que funciona para muitos fumantes e para quem está em sobrepeso, pois os primeiros dias do ano funcionam como se fosse um inicio de um novo ciclo e, dentro deste contexto, eles depositam as suas esperanças de que vai dar certo porque são novas tentativas e novas chances de acertar.

Mas, afinal de contas, dá certo ou não passa de um mito começar uma nova dieta no começo do ano? 

A grande verdade é que não existe uma comprovação científica para essa afirmação. Não existem testes e nem pesquisas que afirmam que o simples fato se ser ano novo vai provocar uma força de vontade maior e vai contribuir diretamente pra o emagrecimento ou até mesmo – para aqueles que desejam hipertrofia – iniciar uma dieta supercalórica para aumentar a massa muscular magra.

A questão é que – em termos psicológicos – toda esta atmosfera de ano novo, vida nova, novas conquistas e realizações causam boas iniciativas nas pessoas e é por este motivo que, justamente, se torna benéfico iniciar novos projetos no início do ano, inclusive às dietas gracie, dietas do arroz e do carnaval.

O nosso sistema nervoso é abastecido diariamente por estímulos, os quais vai interagir diretamente com todo o organismo, mantendo a saúde e outras funções essenciais para a vida humana. Quando uma sociedade inteira é envolvida por bons sentimentos, fica muito mais fácil conseguir atingir uma meta audaciosa e é por isso que todas as pessoas deveriam buscar forças para realizar seus objetivos no que tange a estilo de vida saudável e melhorias na qualidade de vida neste ano que acaba de começar.

Orientações para quem deseja iniciar uma dieta de forma eficiente e segura:

Antes de tudo é preciso ter em mente que começar uma dieta não é fácil e nem mesmo simples. Se fosse realmente intuitivo iniciar uma dieta sem acompanhamento nutricional, não haveria motivos coerentes para que os especialistas em Nutrição, ou seja, aqueles que se formam em Nutrição na faculdade, ficar anos de suas vidas estudando a respeito dos alimentos, etc. A importância de consultar um nutricionista é muito veja isso aqui.

Por isso que é extremamente importante ter a noção de que antes de iniciar uma dieta é preciso buscar ajuda especializada de um nutricionista. Assim você vai ter todo o atendimento correto e profissional para atingir seus objetivos com saúde e segurança, independente se você quer emagrecer ou ganhar músculos. O nutricionista é a pessoa certa que vai avaliar as suas condições físicas para iniciar um tratamento personalizado.

Até mesmo se for o caso de recomendar fitoterapia ou outros tipos de tratamento, somente o profissional habilitado saberá combinar substâncias que vão contribuir para que você tenha resultados positivos no seu corpo.

Suplementos são bons para uma pessoa que deseja iniciar uma dieta?

No geral sim. Mas, os suplementos também podem fazer mal, se forem usados de forma indiscriminada. Os suplementos para emagrecer vão te ajudar a desintoxicar o organismo de substâncias que estão contribuindo para o seu acúmulo no tecido adiposo, ajudando a eliminar as calorias e derretendo as gorduras localizadas.

Já os suplementos hipercalóricos são aqueles que foram desenvolvidos para as pessoas que desejam ter hipertensão, pois eles foram criados para que a densidade muscular fosse aumentada a partir de um trabalho que envolve nutrição, alimentação saudável e treinos na academia.

Vale lembrar que nenhum suplemento realiza milagres se a pessoa não estiver comprometida com os resultados. Ou seja, se você quer realmente emagrecer, vai ajudar bastante você praticar exercícios físicos pelo menos 3 vezes na semana, bem como ativar uma reeducação alimentar na sua vida e combinar com pílulas emagrecedoras que vão trabalhar a sua silhueta a fim de reduzir as medidas.

O mesmo vale para os suplementos alimentares que ajudam a aumentar a massa muscular, se você não estiver comprometido em ingerir carboidratos saudáveis e treinar pesado, muito provavelmente – ao invés de ganhar músculos, você vai aumentar o seu tecido adiposo – porque o seu corpo não estará sendo trabalhado da maneira correta ao que estes produtos se propõem.

Logo, como podemos ver, iniciar uma dieta – independente do seu objetivo e meta – não é tão simples quanto parece. Além de determinação e disciplina, também é preciso ter um mínimo de conhecimento para não agir de forma equivocada e ter resultados negativos ao invés de positivos.

Quais as medidas que eu devo tomar para iniciar uma dieta eficiente e saudável? 

  • Antes de tudo você deve procurar um nutricionista da sua confiança
  • Se matricular em uma academia para começar a treinar seguindo os objetivos da sua dieta
  • Praticar exercícios físicos ao menos 3 vezes na semana, mas se puder mais é melhor
  • Não usar anabolizantes e nem outra substância perigosa de forma ilegal
  • Na hora que for comprar um suplemento, pergunte antes ao seu nutricionista
  • Faça uma pesquisa prévia na internet sobre o suplemento que você quer levar para casa
  • Tente manter uma rotina nos treinos porque isso ajuda a manter o foco
  • Mantenha hábitos saudáveis fora da academia também, comendo de acordo com as recomendações do seu nutricionista

Qual a diferença dos suplementos naturais e dos anabolizantes:

Toda a diferença, na verdade. Enquanto os anabolizantes são medicamentos desenvolvidos com hormônios sintéticos e criados para tratamentos de enfermidades, tais como impotência sexual, HIV, anemias graves, entre outros, os suplementos foram desenvolvidos exclusivamente para suplementar a nutrição de uma pessoa saudável que está em busca de uma qualidade de vida melhor, levando em consideração que é muito mais importante a sua saúde ao risco de ter efeitos colaterais graves e irreversíveis que as famosas bombas podem proporcionar.

⋙  Andar de Patins e Bicicleta Ajuda a Emagrecer? Conheça Esta Relação Aqui ⋘

Os suplementos naturais não possuem efeitos colaterais e nem mesmo contraindicações, por isso que eles não precisam de receita para ser comprados e estão à venda em qualquer loja de produtos naturais ou em seus sites oficiais na internet.

 Quais são os contras e riscos de iniciar uma dieta sem orientação especializada:

  • Efeitos colaterais graves e irreversíveis.
  • Enjoos, vômitos e maior oleosidade no corpo.
  • Você pode simplesmente não atingir seu objetivo.
  • Gasto de dinheiro em produtos que não são bons.
  • Por falta de conhecimento, você pode estar usando um alimento que não serve para a sua deita.
  • Ou pior: combinando grupo de alimentos que não ajudam no seu objetivo.
  • Você pode acabar desenvolvendo doenças por causa de uma alimentação inadequada.

Onde eu posso encontrar um nutricionista que seja de confiança?

Se você não conhece nenhum amigo que seja nutricionista e que não possa te ajudar, sugiro que  – se você tiver plano de saúde que cubra assistência nutricional – você procure qual clínica está mais próxima da sua casa. Caso você não tenha plano de saúde e ainda sim quer contatar um nutricionista, procure nas redes sociais ou em matérias jornalísticas quem são os melhores nomes próximos a sua residência e ligue para o consultório deles e marque uma consulta.

Caso você não goste do primeiro, não precisa ficar com vergonha e marque um segundo até que você se sinta completamente à vontade para iniciar um tratamento nutricional com alguém que inspire confiança e atenção. Mas, antes disso você também pode dar uma conferida no registro dele no Conselho Regional de Nutrição do estado onde ele atua, para que você possa levantar alguns dados dele antes mesmo de você começar a realizar o tratamento.

O mais importante é não deixar a peteca cair:

Muitas pessoas começam o ano motivadas a transformar seus corpos e iniciarem novas deitas, mas esta empolgação acaba que não dura por muito tempo, principalmente aqui no Brasil que logo emenda no Carnaval que é uma época do ano – que além de calor – tem muitas guloseimas à disposição em festas de rua e bloquinhos espalhados por toda a cidade.

Por isso que o conselho do dia é: manter o foco e não deixar a peteca cair. Mesmo que a gente caia em tentação às vezes, tente no dia seguinte melhorar a qualidade da sua alimentação e treinar um dia a mais para, quem sabe, compensar aquele docinho ou salgadinho que você acabou comendo no dia anterior.

O que vale mesmo é o equilíbrio que você consegue manter durante a dieta e é justamente por este motivo que muitos nutricionistas recomendam O DIA DO LIXO, que é aquele momento em que o paciente pode comer o que mais gosta sem ter culpa e nos próximos dias continuar com a sua dieta direitinho para manter o corpo do jeito que você sempre quis e sonhou.

Benefícios do Chocolate: Conheça Tudo O que Precisa Saber Para Comer Sem Culpa CLICK AQUI!

Outros profissionais são contras ao dia do lixo, mas de uma maneira geral, todas as pessoas enxergam com bons olhos ter um dia onde você pode comer o que quiser e depois voltar a maneirar na sua alimentação. As pessoas reagem bem a isso e tendem a manter a dieta em dia quando praticam esta terapia de prazer gastronômico.

Leia também:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here