Dietas Detox Realmente Ajudam Na Perda de Peso? Confira Aqui:

0
155

Um dos termos mais utilizados hoje em dia é o detox. São sucos e vitaminas detox, dietas detox, exercícios detox, enfim. É tempo de desintoxicar. Até amizades detox estão aparecendo nas redes sociais. Mas isso é outra história.

As dietas detox não prometem emagrecimento rápido mas estão relacionadas a melhor qualidade de vida e educação alimentar. Mas a pergunta que não quer calar é: dieta do arroz emagrece? Sim.

Ao contrário de muitas dietas miraculosas, que prometem enormes perdas de peso em pouco tempo mas com muito sacrifício, as dietas detox prometem emagrecimento com saúde. É quase o sonho de consumo de médicos e nutricionistas.

 

Mas o que vem a ser uma dieta detox?

As dietas detox promovem a desintoxicação do organismo através de uma verdadeira “limpeza” no intestino. É essa limpeza que vai nos preparar para a educação alimentar que virá em seguida. Essa desintoxicação é alcançada em apenas dois dias, se você seguir à risca todos os mandamentos da dieta.

Nos dois primeiros dias, basicamente serão ingeridos apenas líquidos. Parece uma tortura e não deixa de ser, já que estamos acostumados a mastigar e perceber a saciedade ingerindo alimentos sólidos. Mas dentre esses líquidos, há muita coisa boa e nutritiva: suco de frutas natural, sopas (faça em casa com legumes e verduras frescos, por favor!), soro, melancia, água, chás.

O efeito da dieta detox está diretamente relacionado à ingestão dos líquidos porque torna hidrossolúveis as toxinas do corpo. Assim, elas podem ser facilmente eliminadas na urina, no suor e nas lágrimas.

Para que você não passe fome, recomenda-se ingerir líquidos de duas em duas horas e seguir a dieta gracie. Você deve estar imaginando que isso vai dar muita vontade de ir ao banheiro ao longo desses dois dias. Sim, e não segure! A etapa de eliminação de líquidos é importante para o sucesso da dieta. Vá ao banheiro imediatamente quando sentir vontade.

Passados esses dois dias, você já pode voltar a ingerir alimentos sólidos. Prefira aqueles ricos em fibras. Evite se jogar nas porcarias, não coloque tudo a perder agora.

Alimentos que deverão ser evitados durante a dieta detox e, de preferência, sempre que possível:

– alimentos industrializados;

– açúcar;

– defumados;

– embutidos;

– bebidas alcoólicas.

Alimentos com glúten, churrascos e massas também deverão ficar fora da dieta detox.

Evitar períodos de jejum é recomendado para a manutenção e alcance dos resultados com a dieta detox. Além disso, a prática do jejum é desnecessária. A ingestão de líquidos nos dois primeiros dias já trabalhará no seu organismo de maneira eficiente, já que há uma densidade nutricional elevada no processo, facilitando a absorção de nutrientes pelo organismo.

Existem muitas receitas detox, mas que não necessariamente farão parte da dieta de mesmo nome. Um suco detox, por exemplo, é um alimento que pode ser ingerido durante as refeições mesmo que você não seja adepto da dieta detox.

Dúvida comum a quem segue a dieta detox: podemos adoçar o suco? Não. Os açúcares devem ser evitados, principalmente durante os dois primeiros dias, quando se consomem apenas líquidos.

É possível combinar alimentos nutritivos e saborosos para elaborar sucos e vitaminas, tais como as frutas vermelhas, o tomate, a beterraba, a água de coco e até mesmo sorvetes – dietéticos, claro! Se você não tem criatividade ou não está seguro para combinar os alimentos corretamente, a internet está cheia de boas opções de receitas detox. Para aqueles que não confiam em qualquer site da web, há inúmeros livros publicados sobre o assunto.

Caso você queira substituir uma refeição por um suco detox, deverá consultar um nutricionista. Essa prática pode mexer com seu metabolismo e trazer resultados desagradáveis.

 

Para quem essa dieta é recomendada?

Pessoas que apresentem sobrepeso, desânimo, inchaço, gordura localizada, insônia, enxaqueca e acne podem se beneficiar dos efeitos da eliminação de toxinas promovida por uma dieta detox.

Essa dieta não é longa. São necessários apenas cinco dias para sentir a diferença. Há quem diga que é preciso se dedicar por até 21 dias, o que é um verdadeiro exagero. Passada a fase da desintoxicação, procure a ajuda de uma nutricionista para promover uma reeducação alimentar. Assim você garante a manutenção do resultado com saúde e disposição.

Pessoas que sofram de gastrite devem evitar a dieta detox, devido ao longo período de ingestão de líquidos. A maioria das frutas para composição de sucos e vitaminas é ácida, o que deve ser evitado por aqueles com problemas no estômago.

Durante a amamentação e a gravidez, a dieta detox e a ingestão de sucos detox deve ser evitada. A aceleração do metabolismo não é recomendada nesses períodos. Mas se você quiser insistir, vale a pena consultar seu médico antes.

Recomenda-se uma dieta detox depois de períodos em que, normalmente, enfiamos o pé na jaca. Festas de final de ano e carnaval costumam ter verdadeiros banquetes à nossa disposição e nem sempre são alimentos com poucas calorias. Pelo contrário. Aumenta inclusive o consumo de bebidas alcoólicas nessas datas, o que também mexe com nosso metabolismo.

Eliminados os vilões da alimentação, ficamos com o que há de melhor a ser colocado em nosso prato: frutas, verduras, legumes, grelhados, sementes oleaginosas, cereais, água de coco, sucos, chás, vitaminas. Saem as toxinas e entram os alimentos ricos em proteínas, vitaminas, fibras e tudo o que há de bom em termos de alimentação saudável.

Evite o efeito sanfona. Mesmo que você emagreça tudo o que precisa, mantenha uma rotina alimentar saudável, rica em fibras, proteínas e vitaminas. Evite ou até mesmo elimine frituras, refrigerantes, bebidas alcoólicas em excesso, alimentos industrializados, doces e tudo aquilo que sua consciência sabe que não vai te fazer bem.

Aliar uma dieta saudável à prática de exercícios físicos pode intensificar os resultados e ampliar as chances de você adotar hábitos mais saudáveis para toda a sua vida.

O resultado é um corpo mais leve em todos os sentidos.

Se você se identificou dentre aqueles que precisam de uma dieta detox, não desanime. A fase da desintoxicação é difícil e você vai sentir vontade de mastigar. Mantenha-se focado na sua saúde e nos resultados alcançados com essa dieta e aproveite a oportunidade para repensar seus hábitos alimentares.

Invista tempo, estudos e esforços nessa máquina perfeita que é o seu corpo. Desintoxique mente e corpo. Estamos na torcida!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here