Carnaval: Importância Da Hidratação E Comidas Leves. O Que Levar Na Viagem Para Não Sair Da Dieta

1
144

O Carnaval é sem sombra de dúvidas a festa mais popular brasileira. Milhares de turistas visitam o Brasil durante estes 4 dias incríveis de folia e muitos deles pertencem a países com climas completamente diferente do nosso. E como estamos na estação do ano mais quente, tanto os gringos quanto a gente – mesmo acostumados ao clima – devemos tomar medidas preventivas para evitar a desidratação e sem esquecer, obviamente, da dieta.

Por isso que nós preparamos um texto exclusivo para você que quer ter dicas sobre como não sair da dieta no Carnaval. E não importa se você vai passar toda a folia em carnavais de rua ou se vai viajar para um lugar mais tranquilo. Independente do que for a máxima é verdadeira: sempre que estamos realizando algo que é diferente do nosso cotidiano, ou seja, da nossa rotina, a comida sempre se faz presente e estamos sempre pensando em experimentar as comidas típicas da região em que nos localizamos.

E, por mais que seja complicado e difícil de manter a dieta todos os dias, os especialistas vão te dar uma forcinha com esta seguinte dica: “Se você saiu da dieta hoje e foi inevitável se controlar, amanhã volte a fazer a sua dieta e evite comer carboidratos a noite. Isso vai ajudar a você a compensar as coisas”. Além disso, você também poderá adotar as seguintes práticas:

Dicas do nutricionista para você passar bem o carnaval:

  • Se você não faz a dieta low carb então este é o momento de adotar um pouco das instruções dela, então tente não comer carboidratos à noite e nem pensar de comer mais de um tipo de carboidrato durante o almoço. Se você saiu da dieta e quer compensar isso, siga esta dica por 5 dias e tudo estará certo novamente.
  • Outra dica importante também é você procurar uma academia e pagar a diária. Faça os treinos que você já está acostumada na sua academia e siga as séries que você já faz. Assim, você pode comer sem muita culpa porque sabe que continua gastando.
  • Não beba líquidos durante as refeições mais importantes como almoço e jantar e você vai poupar o seu estômago de dilatar e ficar elástico.
  • Se você já toma suplementos naturais, não tire férias deles também. Mantenha a sua rotina com eles e isso vai te ajudar um pouco mesmo que não esteja malhando em todos os dias da viagem.
  • Se você viajou para um local onde tem trilhas ou praias, aproveite o visual para caminhar, correr e praticar algumas atividades mais ao ar livres e radicais, isso vai fazer com que você pratique atividades físicas e ainda vai contribuir para que você conheça as belezas naturais da região.

Seja um bom hóspede e faça alguns quitutes para seus amigos e familiares:

Se você está instalado em um hostel ou está na cada de parentes ou amigos, coma da comida deles e não fique falando que está de dieta a todo momento. As pessoas vão achar que você é meio problemático. Depois você tenta compensar com as dicas acima descritas.

Sem falar que pode ser uma ótima oportunidade de provar os pratos típicos e saber um pouco mais da cultura daquela região.

Quais alimentos podem me ajudar a manter a forma durante as viagens de carnaval:

Veja aqui umas dicas de alimentos que você poderá adotar durante as viagens e também uma lista completa e atualizada de produtos que você poderá levar de casa e para não ter que ficar fazendo mercado durante a viagem:

  • Pães integrais e biscoitos integrais
  • Sardinhas enlatadas é uma boa alternativa
  • Leve pouca de suco congelado em uma bolsa térmica
  • Leve o seu próprio açúcar nutritivo de casa (demerara ou mascavo, etc.)
  • Se você pretende cozinhar, leve seus temperos frescos em potinhos
  • Tapioca também é uma boa alternativa para comer durante as viagens
  • Cookies integrais feitos em casa também é uma boa pedida

Se você está sendo hospede de alguém, faça o café da manhã especial com uma panqueca de banana super leve, nutritiva e deliciosa. Veja a receita aqui:

Panqueca de Banana Leve:

  • 1 ovo médio.
  • 2 colheres de sobremesa de farinha de aveia (qualquer marca).
  • 1 banana prata grande ou 2 bananas nanicas pequenas.

Modo de preparo:

Em um bowl despeje o ovo e bata com um fouet ou garfo até que a clara e a gema se misturem e fiquem furadinhas, com aspecto aerado. Depois disso, corte as bananas em rodelas e amasse todas dentro do bowl. Logo em seguida, coloque as duas colheres de sobremesa de farinha integral (não compre farelo de aveia, use somente farinha de aveia) e misture todos os ingredientes até virar uma massa homogênea.

Em uma frigideira antiaderente, despeje a massa e ligue o fogo. Espere que a massa abre os furinhos e veja se um lado já desgrudou da frigideira. Depois, com a ajuda de uma espátula, troque a panqueca de lado e espere ela também dourar. Cada panqueca serve a uma pessoa, portanto, você deve repetir a operação para cada pessoa presente. Você pode servir com mel para adoçar ou nada, pois a banana prata já é bastante docinha.

Para beber, você pode passar um café preto fresquinho e colocar um pedaço de chocolate 70% e um pouco de canela para dar um toque especial ou fazer um suco da sua preferência. Esta receita vai muito bem com café e a canela ajuda a nutrir com substâncias antioxidantes que auxiliam no retardamento precoce das células da pele.

Como você não usa farinha de trigo para fazer estas panquecas, esta é uma ótima opção para tomar um café rico em nutrientes sem sair da sua dieta.

Tome cuidado com as comidas de rua durante o Carnaval:

Sabemos que o Carnaval de rua no Brasil é uma enorme festa e todos querem participar, mas é importante tomar algumas medidas preventivas para se proteger de doenças gastrointestinais que você pode pegar sem mesmo saber.

Se você quer comer um quitute de uma barraquinha que está exposta na rua onde o Carnaval está passando, procure saber a procedência dos alimentos e ver como a pessoa responsável está manipulando os mesmo e como está sendo o cuidado com o preparo deles. Por mais que isso seja um pouco complicado fazer na hora da fome, pense bem e veja se vale a pena colocar a sua saúde em risco.

Beber água é muito importante durante o Carnaval:

Quem é que não gosta de sambar até o dia raiar, não é mesmo? Por isso que ingerir líquidos durante todo o dia é parte importante da sua dieta para que você se mantenha hidratado. Claro que retirando a hora de se alimentar, você pode beber água ou até mesmo água de coco para contribuir na sua hidratação e no bom funcionamento dos seus órgãos.

Por isso vou te passar aqui uma receita ótima de suco de limão com água de coco que vai levantar o seu astral!

Suco de água de coco com limão e hortelã

  • 1 suco de um limão grande
  • 500 mls de água de coco
  • 2 folhas de hortelã para refrescar

Modo de preparo:

Esprema o limão e despeje todo o suco no liquidificador, depois coloque a água de coco e as folhas de hortelã. Bata tudo até que todos os ingredientes se misturem. Sirva gelado. Você pode acrescentar cubos de gelo e usar também copos personalizados para dar um ar mais moderno ao seu preparo.

De acordo com os nutricionistas, a água de coco é extremamente benéfica para o corpo humano e é uma das alternativas mais saudáveis para se fazer suco sem precisar adoçar. O limão entra como um potente antioxidante (se este suco for tomando em jejum antes do café da manhã ajuda a emagrecer) para limpar todo seu organismo e a hortelã vai dar uma refrescância e sabor muito especial a sua bebida.

Outra dica importante também é você tentar usar roupas leves porque o carnaval de rua brasileiro é muito intenso e você vai suar bastante. Use roupas de praia por baixo para aproveitar as praias durante a folia. Sem contar que não tem nada melhor do que ir à praia com o corpo com tudo em cima, não é mesmo? Então, não deixe que seus esforços morram na praia e continue levando a sua vida firme na dieta sem perder o sabor dos alimentos nutritivos.

E lembre-se: não se culpe porque um dia ou outro você saiu da sua dieta e deu aquela saboreada nos pratos típicos brasileiros. Você pode usar estas dicas e receitas descritas acima para voltar aos seus hábitos saudáveis sem ter que se preocupar se ganhou uma grama a mais. E em caso de dúvidas, procure sempre um nutricionista da sua confiança para te ajudar a encontrar formas mais saudáveis e eficientes de emagrecer e perder aquelas calorias extras.

O mais importante é ser feliz e estar de bem com o seu próprio corpo!

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here