Dia Do Lixo: Será Que Este Método Realmente Funciona? Veja Aqui:

1
723

Last Updated on

Quando falamos em dieta, sempre tem alguém que fala a respeito do dia do lixo, afinal de contas, quem é que consegue manter uma dieta por tanto tempo sem ter aquele dia em que tudo é liberado, não é mesmo?

Mas, será que o dia do lixo realmente é bom para a nossa saúde? O que será que os nutricionistas e especialistas em dietas dizem sobre o assunto? Leia atentamente até o final deste texto esclarecedor que fizemos especialmente para você, leitor do Ponto Diário e descubra tudo o que precisa saber sobre esta data inventada para se ter desculpas para comer tudo o que não pode. Veja os benefícios das raízes e dos tubérculos.

O que é e como funciona o Dia Do Lixo, afinal de contas?

Algumas pessoas simplesmente não conseguem manter a sua dieta até o final se não tiverem um incentivo ao longo do caminho. Justamente por isso que foi criado o dia do lixo.

O Dia do Lixo nada mais é que um dia da semana em que uma pessoa que está dieta escolhe para ser o dia em que comer qualquer besteira está liberada. Sendo assim, se você gosta muito de um fast food, mas não pode comer porque está tentando emagrecer, quando chegar o seu dia do lixo você estará livre da culpa e poderá degustar um saboroso hambúrguer com batata frita e refrigerante.

No entanto, existem muitos profissionais divididos entre o Dia do Lixo ser bom ou não para um paciente e exatamente por isso que não se pode simplesmente condenar quem pratica o Lixo Terapia.

Aspectos Psicológicos Quanto Ao Dia Do Lixo:

Se por um lado o dia do lixo veio para fazer com que uma pessoa não coma besteira todos os dias, por outro lado ele pode ser um verdadeiro tiro no pé e fazer com que uma pessoa crie uma relação de dependência quanto a este dia. Justamente por isso que todo cuidado é pouco.

Esta relação de dependência está associada com o fato de, por muitas vezes, a pessoa se sentir obrigada a comer uma besteira, mesmo sem vontade só porque se encontra no Dia Do Lixo. E isso não é simplesmente uma suspeita, pois muitos estudos e entrevistas comprovam que tem pessoas que aproveitam a desculpa do dia do lixo para meter o pé na jaca só porque é dia do lixo, mas que não estão genuinamente com aquela vontade de sair da dieta.

Exatamente por isso que os nutricionistas discutem entre si se o dia do lixo é realmente bom ou não para seus pacientes. Por isso que tem alguns profissionais que preferem não indicar o dia do lixo, mas também não condena quem acaba caindo em tentação e come uma besteira.

Para este tipo de profissional é muito mais fácil lidar com um paciente que tenha excedido em dois dias de dietas e suplementos, do que aquele que fica acondicionado a comer uma besteira toda semana só porque está  liberado de suas obrigações.

Sair da dieta é normal, não se culpe tanto assim…

Quando uma pessoa resolve entrar em uma reeducação alimentar, não quer dizer que ela vai simplesmente deixar de comer as guloseimas, pois isso é quase impossível. Basta a primeira festa da família acontecer para uma pessoa deixar a dieta e escapar. Porém isso não é um problema, se esta mesma pessoa mantém bons hábitos alimentares saudáveis no dia a dia.

Não vai ser um dia que você vai sair da sua dieta que a pessoa terá jogado todo o seu esforço fora, por isso que os especialistas dizem que é muito mais fácil lidar com dias em que se sai da dieta por vontade genuína de comer uma besteira do que simplesmente comer porque tem o aval do nutricionista.

Tudo que vira hábito pode ser benéfico e perigoso, dependendo da qualidade deste hábito, por isso que manter o dia do lixo como um hábito pode ser extremamente nocivo à saúde de um indivíduo.

É preciso prestar muita atenção nas informações propagadas pela grande imprensa e pela internet, pois não são todos os lugares bem intencionados, sem contar que o que funciona para mim, não significa que irá funcionar com você e por isso mesmo que é necessário consultar sempre um especialista antes de iniciar qualquer tipo de dieta, até mesmo para não desenvolver intoxicação alimentar, pois o sucesso dela depende intimamente de como você constrói esta relação.

Boa sorte! E recomendamos ler:

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here