Dia Das Mães – Veja Aqui Sugestões De Cardápios Para Almoço Sem Sair Da Dieta

0
1083

Last Updated on

Ah o dia das mães… Ah os almoços em família…

Não tem nada mais que engorde nesse mundo do que aquela comidinha caseira da sua mãe ou avó, não é mesmo? Porém, o dia das mães está chegando e você – como filho responsável e amoroso que é – vai visitar a sua mãe a sua avó querida nesta data tão especial.

Mas, acontece que você está de dieta e não está nem um pouco animado em perder o foco e comer tudo o que tem direito. Por isso que você vai ter as dicas e informações de que precisa para mandar bem neste dia das mães sem ter que sair da sua dieta, porém, vai precisar de algum esforço seu para que tudo dê certo.

Confira aqui as dicas mais do que especiais para agradar a sua mãe nesta data linda e amorosa.

O que você pode fazer para sair desta saia justa:

  • Se você mora sozinho ou em casa diferente, convide a sua mãe para almoçar na sua casa.
  • Se você ainda mora junto da sua mãe, diga a ela que quem vai para a cozinha no dia das mães é você.
  • Qualquer uma das alternativas acima vai deixar a sua mãe extremamente feliz. Mas, se você tem irmãos, convide-os também para participar e ainda divida algumas tarefas para todos se sentirem úteis.

Esta é a chance perfeita de você elaborar cardápios saudáveis, saborosos e nutritivos sem ter que sair da sua dieta! E é também, sem dúvidas, uma boa oportunidade de mostrar que você é bom na cozinha para toda a sua família e mostrar a todos que dá para ter um estilo de vida mais saudável comendo alimentos que são amigos da saúde [Símbolo]

Pensando nisso é que vamos te dar uma opção completa de almoço (de entradas até sobremesa) para você não fazer feio! Fique ligado e pegue a caneta e um papel para anotar tudo e não se esquecer de um ingrediente quando estiver fazendo as compras.

Demonstre preocupação com os familiares mais velhos:

Geralmente temos alguém na família que está hipertenso ou tem algum problema relacionado com o coração, diabetes, entre outros. Se este for o caso (inclusive se for o caso da sua mãe, por exemplo), este é um motivo a mais para você se dedicar realmente em um almoço que seja mais leve e saudável para todos.

Não estamos aqui falando somente de deitas e no estético, comer bem também faz parte de um estilo de vida em que a saúde está em primeiro lugar. Portanto, pense nas pessoas a sua volta também e elabore um cardápio que agrade a todos, sem que eles tenham que alterar também as suas dietas ou necessidades e recomendações médicas. Este é mais um motivo de realizar um menu menos calórico!

Cardápio saudável para o Dia Das Mães (não fuja da dieta!):

Entrada: salada leve de verão

Ingredientes:

  • Alface
  • Tomate
  • brócolis
  • pepino
  • cenoura e beterraba ralada

Modo de preparo:

Escolha a quantidade de vegetais a gosto e corte tudo. Faça um molho especial com:

  • 1 colher de sopa de chia
  • 4 colheres de sopa de mostarda amarela
  • Azeite a sal a gosto
  • Meia cebola roxa cortada em cubos
  • 1 colher de sopa de mel

Só misturar todos os ingredientes em um recipiente e servir com a salada. Fica um molho agridoce especial e vai super combinar. Você pode também fazer umas torradinhas de pão integral e incluir como opção para quem quiser comer na salada.

Almoço: Arroz de Couve Flor com medalhão de medalhão de filet mignon

Ingredientes:

  • 1kg de medalhão de filet mignon
  • Alho, sal e pimenta do reino a gosto
  • Fio de azeite
  • 1 couve flor grande

Modo de preparo:

Passe a couve flor crua em um processador. Faça um refogado com alho, sal e azeite. Despeje a couve flor processada com água fervente, da mesma forma como você fosse fazer arroz branco. Tempere os medalhões com sal e pimenta do reino e grelhe tudo até o ficar ao ponto para menos. Sirva ainda quente. Esta é uma ótima opção para substituir o carboidrato do arroz e é um tipo de receita que chama atenção pela criatividade e pelo sabor que fica ótimo.

Sobremesa: crepioca de chocolate com banana 

Ingredientes:

  • 1 ovo
  • 1 banana
  • 1 colher de sopa de tapioca
  • Meia colher se sopa da farinha de aveia
  • Meio tablete de chocolate 70%

Observação: A receita rende uma porção cada. Você pode ir fazendo na hora para as pessoas que quiserem e também para o chocolate não endurecer e ser degustado ainda quentinho.

Modo de preparo:

Bata o ovo com a ajuda de um garfo, amasse a banana – que deve estar madura – e pique com uma faca o chocolate amargo. Em uma frigideira antiaderente, coloque a massa e espere o chocolate derreter e ficar dourado para os dois lados. Não é necessário adoçar porque a banana e o chocolate já deixam tudo como um sabor especial. Sirva ainda quente.

Com certeza esta é uma opção que vai deixar todos muito satisfeitos de terem comido na sua casa e vai deixar a sua mãe orgulhosa por você ter se tornado um cozinheiro ou uma cozinheira de mão cheia!

Escolha um bom vinho para acompanhar e aprecie este momento em família tão especial!

Curiosidade – Você sabia?

Que os momentos e eventos comemorativos estão sempre relacionados com comida porque as pessoas ficam tão felizes que querem agradar seus amigos e familiares? A forma que muitas dessas pessoas têm de demonstrar afeto, desde a antiguidade, é cozinhar. Por isso que muitas pessoas falam que cozinhar é um ato de amor. Sem contar também que os sabores dos alimentos é uma das primeiras lembranças que recordamos quando somos submetidos a lembranças de momentos especiais.

Não sabe cozinhar? E agora, o que fazer para resolver este pequeno grande detalhe!? 

Se você não sabe cozinhar, mais ainda sim não quer perder este feeling de ter um almoço de dia das mães light e fitness, então contrate um cozinheiro para fazer o seu almoço ou chame aquele seu familiar ou irmão que saiba cozinhar e manda bem nos almoços para fazer o seu menu.

Outra opção também é levar a sua mãe em um restaurante com bastante variedade de pratos, chic e saudável para ela escolher o seu prato e você o seu. Esta também é uma boa opção se vocês têm gostos diferentes e não concordam no paladar. Entretanto, vale lembrar que dia das mães na rua pode ser um tipo no pé se você não tem uma reserva porque todo mundo pensa na mesma coisa e sai com suas mães para almoçarem fora. Antes de colocar todo evento em jogo, pense nos prós e contras.

Ah! Também não custa nada pensar um pouco no gosto do seu pai e dar aquela colher de chá para ele também… Afinal o dia é das mães, mas seu pai também merece um chamego…

Se você for optar por fazer o cardápio que escolhemos com atenção para você, então veja como ficou a aderência dos familiares, se gostaram ou não já para saber o que você pode sugerir também no dia dos pais, natal e ano novo. As festas de final de ano são mais difíceis de convencer as pessoas de manter uma linha, digamos assim, mais ‘fitness’, mas não custa tentar, não é mesmo?

Tem super receitas gostosas que você pode fazer e levar para as festas de final de ano na casa dos seus pais. Aposte sempre no que te dá prazer de fazer porque isso te dá mais chances de fazer com mais dedicação e dar certo.

Dica Importante: e não se esqueça de escolher um presente super especial para a sua mãe porque ela merece tudo de mais lindo nessa vida. Mostrar gratidão pela pessoa que te trouxe ao mundo é um ato de amor, faça ela se sentir importante.

Observações nutricionais acerca do cardápio de dia das mães:

Para quem está de dieta low carb este é um cardápio e tanto porque não tem carboidrato elevado e ainda o arroz é substituído pela couve flor e a farinha da crepioca de chocolate é de aveia e tapioca, logo mais nutritiva e saudável. Se você quiser substituir a farinha de aveia por farinha de linhaça ou farinha, não tem o menor problema, vai ficar tão bom quanto. Você pode cortar a crepioca em cubinhos e servir como canapés doces, fica um arraso.

Como esta é uma receita bastante versátil, é quase 90% de chances de agradar. Não tem ninguém que não goste de um bom filet mignon e um chocolate saboroso. Portanto, invista neste cardápio e faça valer a pena os esforços da sua dieta. Não deixe que os eventos do ano faça você cair em tentação. Nós sabemos que o dia a dia é muito difícil porque tem sempre alguma desculpa para você sair da dieta. E na verdade, deveria ser ao contrário, você deveria adaptar as situações para que você possa continuar comendo bem. Espero que estas dicas possam te ajudar a manter a sua qualidade de vida!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here