Cardápios De Café Da Manhã Que Ajudam A Emagrecer – Confira Dicas e Receitas!

0
1145

Last Updated on

O café da manhã típico do brasileiro é composto basicamente de um pão francês, uma fatia de queijo/ presunto/ mortadela e acompanhado de café com leite. Em termos nutricionais, este tipo de café da manhã é muito pobre e calórico, sendo assim, podemos concluir que a sociedade brasileira, de uma maneira geral, já inicia o seu dia com poucas fontes de energia devido aos baixos nutrientes que são ingeridos já nas primeiras horas em que estamos acordados.

Quando temos o costume de usar açúcar refinado, pão francês com farinha branca e carnes processadas como presunto e a mortadela, estamos fazendo bastante mal para a nossa saúde. A carne processada tem probabilidades de desenvolver problemas respiratórios nas pessoas, como a asma, de acordo com pesquisa recente realizada por estudiosos franceses e publicada no periódico ‘Thorax’.

Sem contar que o açúcar refinado branco não tem nenhum valor nutricional, ele apenas engorda. Por isso que é importante substituir este tipo de açúcar por açúcares mais nutritivos e saudáveis como o mascavo e o demerara.

Pequenos hábitos podem fazer toda a diferença na mesa do brasileiro, por isso que hoje resolvemos dar dicas e receitas de cardápios de café da manhã que vão te ajudar a não somente perder peso, mas também a ter uma vida cheia de energia e disposição, com mais nutrição e saúde.

Panqueca de Banana Com Café me Canela

Uma ótima opção para quem quer variar o café da manhã e não tem muito tempo para ficar inventando receitas mirabolantes. Tem muitas pessoas que acabam desistindo de tomar café da manhã em casa por conta do tempo que elas precisam dispor para pegar seus coletivos e conseguir chegar no trabalho a tempo. Sabemos muito bem desta dificuldade que os brasileiros têm, principalmente aqueles que trabalham nas metrópoles e precisam enfrentar o trânsito todos os dias.

Por isso que elaboramos uma receita simples (se você acordar 20 minutinhos antes do costume, consegue fazer a receita e ainda comer tudo!).

Ingredientes para a panqueca:

– 1 banana madura

– 1 ovo

– 1 colher de sopa de tapioca (pode substituir por farinha de aveia ou farinha de linhaça)

Modo de preparo:

Bata o ovo com a ajuda de um garfo até que a gema se mistura a clara. Amasse a banana com o garfo, misture a farinha ou a tapioca (se você gosta de ambos, só colocar metade de uma colher para cada uma). Acenda o fogo e ponha uma frigideira antiaderente para esquentar, despeje a massa e espere dourar dos dois lados. Pronto a sua panqueca de banana nutritiva e magra está pronta! Tem baixo carboidrato, não engorda como o pão francês, é rico em nutrientes e ainda te deixa saciado por mais tempo!

O café com canela é simples, só basta fazer o café preto como você sempre faz, ao invés de colocar o açúcar refinado, adoce com demerara ou mascavo e coloque um pouco de canela para dar um temperinho diferente. A canela é termogênica e por isso ela vai ajudar também no emagrecimento.

Agora, se você já é do tipo de pessoa que tem mais tempo durante a manhã, tem um horário de trabalho mais flexível ou trabalha na parte da noite. Se você costuma usar a sua manhã para praticar um exercício físico, frequentar uma academia, etc. Então vai precisar de um café da manhã que ofereça uma fonte de energia mais intensa para que você possa gastar puxando ferro!

Também pensamos em você e elaboramos uma receita de café da manhã super especial que vai te dar energia e disposição para treinar bastante de manhã na academia e também vai te manter ligado e bem motivado quando a hora do seu trabalho chegar.

Café da manhã proteico para atletas:

Ingredientes:

– 1 xícara de leite vegetal (amendoim ou amêndoas) – você mesmo pode fazer em casa

– 1 banana média (se for pequena, pode colocar duas)

– um medidor de Whey Protein

– um medidor de Creatina

Modo de preparo:

Misturar todos os ingredientes no mixer ou liquidificador e ingerir. Você pode também comer um pedaço de pão de forma integral com uma fatia de ricota ou queijo de minas, se é do tipo de pessoa que sente bastante fome. Mas, não exagere porque excesso de comida também pode prejudicar o treino.

Quais são os benefícios de ter uma alimentação equilibrada no café da manhã:

  • É a primeira refeição do dia, precisa abastecer o corpo de nutrientes.
  • Mais energia e mais disposição para enfrentar a rotina de trabalho intensa.
  • Ajuda na perda de peso, pois você vai cortar excesso de carboidratos.
  • Você também vai cortar o excesso de sódio e isso vai refletir em uma boa saúde.
  • Vai eliminar problemas relacionados com dores estomacais e azias já cedo.
  • Seu corpo vai estar melhor preparado para treinar na academia.
  • Você vai sentir menos fome e não vai ficar beliscando antes da hora do almoço.
  • Quando ingerimos mais nutrientes, nosso desempenho cognitivo aumenta.
  • Sem contar as melhorias na sua autoestima, pois você estará mais magro (magra).

Para quem é indicado tomar um café da manhã completo?

Todas as pessoas devem ter este hábito antes de sair de casa, pois é a primeira refeição do dia e precisa ser fonte de energia, disposição e nutrimentos que vão ajudar ao corpo enfrentar o dia a dia com mais capacidade e potência. Inclusive no campo neurológico, pois os nutrientes aumentam a capacidade de memorização, potencializam a inteligência e previnem uma série de doenças cognitivas.

  • Crianças devem tomar um café da manhã nutritivo antes de ir para a escola.
  • Homens e mulheres devem tomar um café da manhã saudável antes de ir ao trabalho.
  • Idosos devem tomar um café da manhã completo para se manterem com bom desempenho físico e mental.

Posso engordar fazendo uma refeição mais completa durante a manhã?

Muitas pessoas tem este tipo de dúvida, mas com uma fatia de pão francês, café e leite vai te engordar muito mais do que comer corretamente, com menos carboidrato no seu preto e mais nutrição. Não importa a quantidade do que você está comendo em uma refeição, se a qualidade dela – em termos de nutrição – é maior do que as calorias. Pense nisso!

A importância da reeducação alimentar na vida das pessoas:

É claro que o café da manhã é parte essencial na vida de uma pessoa, mas não é só isso. Para emagrecer, ter uma vida mais saudável e comer bem, é preciso reavaliar todas as suas refeições. Por exemplo, não adianta você fazer um super café da manhã nutritivo com baixo carboidrato, se você pegar a hora do almoço e encher o seu prato com mais de um carboidrato, carnes gordurosas, frituras e ainda beber um copo de refrigerante para acompanhar.

Por isso que os nutricionistas falam tanto da importância de pensar no que você está levando para o seu prato. Começar uma reeducação alimentar é um grande passo que vai te dar muitos benefícios como perda de peso, remodelagem da silhueta, menos celulite, mais nutrientes saudáveis para o corpo, maior qualidade de vida, saúde, bem estar, disposição, energia e muito mais.

Ficou curioso para aprender a fazer leite vegetal em casa? Siga esta dica:

Fazer leite vegetal das castanhas e oleaginosas é muito fácil! Qualquer pessoa pode fazer e sai muito mais barato do que você comprar fora de casa, sem contar que os leites vegetais vendidos em mercados já são compostos, querendo ou não querendo, de conservantes para manter a validade dos produtos. Então se você realmente quer fazer um produto natural, aprenda aqui:

Ingredientes do leite vegetal:

– 250 gramas de uma oleaginosa a sua escolha (pode ser nozes, amêndoas ou amendoim, por exemplo).

– 500 ml de água mineral.

Modo de preparar o leite vegetal:

Deixar a oleaginosa de molho de um dia para o outro na geladeira. No dia seguinte, você vai perceber a oleaginosa ficou inchada, então este é o momento certo de fazer o leite. Você vai precisar retirar toda a água do molho e jogar fora, vai lavar tudo em água corrente. Separe.

Em um recipiente ou no copo do liquidificador, vai despejar as 250 gramas da oleaginosa que você escolheu para fazer o seu leite vegetal e vai incluir também a água. Vai bater tudo. Você vai perceber que vai começar a se misturar o leite branco que sai da oleaginosa com a água. Depois de 20 segundos batendo, você vai desligar o aparelho que você usou para triturar tudo.

Com o auxílio de um coador fino, vai separar todo o leite das fibras (bagaço) que sobrou. Pronto o sei leite vegetal já está pronto e já pode ser usado para as suas receitas. Como este leite é totalmente natural, não tem conservante nenhum, só vai durar 2 semanas na geladeira. Por isso, tente tomar todos os dias no seu café da manhã. Como são apenas 500 ml ficará fácil de tomar tudo sem haver o menor desperdício.

O leite vegetal serve para compor receitas de veganos e vegetarianos também, pois é um leite que não tem origem animal.

Espero que tenham gostado das dicas e faça um bom proveito!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here