Benefícios do Chocolate: Conheça Tudo O que Precisa Saber Para Comer Sem Culpa

0
946

Last Updated on

Muitas pessoas dizem que o chocolate engorda, mas será que ele é realmente um grande vilão?

Está comprovado cientificamente o motivo pelo qual as mulheres se derretem quando veem uma barra de chocolate, principalmente quando estão naqueles dias. Não sei se você sabe, mas ao consumir chocolate, o organismo libera dois tipos de hormônios que são responsáveis por causar uma sensação de bem estar e felicidade.

A serotonina e dopamina são neurotransmissores, ou seja, tem a capacidade de transmitir uma informação para outros neurônios e exatamente por isso que as mulheres se sentem melhores, durante o período menstrual, ao consumir o chocolate ou o brigadeiro.

No entanto, o chocolate tem mais benefícios do que você pode imaginar. E  é por isso que este texto vai te ajudar a diminuir ou até mesmo eliminar esta culpa ao comer esta iguaria deliciosa. Mas, veja bem… Não é que o chocolate não engorda, mas existem versões saudáveis e mais magras que você pode comer uma certa quantidade sem que interfira na sua dieta. Até por que as pessoas não sabem por que elas engordam, até descobrir que já engordo.

Vamos cair em tentação? Boa leitura!

A importância do cacau na composição das barras do chocolate:

Parece ambíguo falar que o cacau é importante para um chocolate, entretanto não é. Obviamente todos sabem que a matéria prima do chocolate é o cacau, mas por ele ter um sabor mais intenso e amargo, seu paladar acabou sendo disfarçado com outros ingredientes ao longo da história.

O leite e o açúcar tem a função de mascarar o gosto ativo do cacau, no entanto, eles são componentes calóricos assim como os suplementos alimentares e por isso que todos os chocolates ao leite que você compra vai acabar engordando o seu corpo.

Então, basta comprar um chocolate amargo com bastante cacau que eu resolvo este problema?

Basicamente sim. Os chocolates que são de 70% ou mais de cacau em sua composição são perfeitos para quem está de dieta. E de acordo com nutricionistas, uma porção diária de 30 gramas dele não vai interferir na sua boa forma.

Mas, vale lembrar: desde que você seja uma pessoa ativa, pratique exercícios físicos e seja adapto a hábitos saudáveis, inserido em uma reeducação alimentar satisfatória. É muito importante consultar um nutricionista? Saia desse paradigma de ignorar isso e veja aqui.

Também não adianta você comer chocolate todo dia e esquecer dos outros alimentos que você precisa inserir na sua vida como forma de nutrição para manter a saúde do seu corpo.

Veja aqui quais são os principais benefícios do cacau:

  • Cacau cuida do coração, ajudando a combater doenças cardíacas.
  • Elimina o aumento da pressão arterial.
  • Tem ações antioxidantes que limpa o organismo das toxinas.
  • Libera hormônios que causam sensação de bem estar e felicidade.
  • Como é rico em fibras, o cacau elimina transtornos digestivos.
  • Sem contar que o cacau tem propriedades que atuam na hidratação da pele e cabelos.
  • Auxilia também na cicatrização dos ferimentos, pois é anti-inflamatório.
  • Os radicais livres são eliminados e combate o envelhecimento precoce.
  • O cacau também combate a insônia.

Algumas pesquisas científicas revelam que os benefícios da antioxidação que o cacau apresenta corresponde a cerca de 70% desta propriedade consumida por países como o Estados Unidos, ou seja, norte americanos só ingerem alimentos com alto poder antioxidante porque consomem barras de chocolate. Isso só corrobora a importância deste alimento na vida das pessoas.

Mas, é importante ressaltar que as pessoas podem e devem substituir seus chocolates ao leite pelos que possuem mais cacau em sua fórmula. Quanto mais, melhor. Nutricionistas alertam para o fato de que você só vai conseguir todos estes benefícios se realmente passarem a comer as barras ou bombons de chocolate que sejam amargos, ou seja, aqueles com 70% ou mais de cacau em sua composição.

Os chocolates meio amargos não vão fazer este trabalho da forma eficiente como você espera. Por isso que se você está realmente na intenção de melhorar as suas condições de saúde, bem como a sua qualidade de vida, sugiro que mude os hábitos por completo e passe a consumir esta quantidade descrita acima.

Em tempos de Páscoa o que é melhor a se fazer?

Na Páscoa costumamos comprar chocolates para presentear outras pessoas, amigos, namorados, cônjuges, filhos, entre outros. No entanto, nós não temos que achar que todos querem mudar seus hábitos de vida e por isso, mesmo sabendo que os chocolates amargos fazem bem para a saúde, na hora de presentear é preciso saber qual é o sabor que a pessoa gosta mais.

Não adianta você querer mostrar para todos que os chocolates amargos são melhores e benéficos para a saúde se não for agradar com o seu presente. E quando forem te presentear, deixe claro a sua preferência.

Lembre-se que as melhores mudanças de hábitos saudáveis começam com o exemplo. Não precisa impor a ninguém o que é melhor ou não, eles mesmos vão acabar descobrindo por si próprios. Boa Páscoa!

Leia também:

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here